Conecte-se conosco

Saúde

O azeite de oliva que você precisa para viver uma vida longa e saudável

Que o azeite é bom para a saúde, disso todo mundo sabe, mas você sabia que apenas um tipo de azeite é aprovado pela ciência quando o assunto é longevidade e saúde do coração? Saiba aqui qual é.

Publicado

em

Você já ouviu falar que o azeite de oliva é um dos alimentos mais saudáveis do mundo? Pois é, mas não é qualquer azeite que traz tantos benefícios para a sua saúde.

O segredo está no tipo de azeite que você escolhe e, de acordo com a ciência, apenas um é capaz de fazer a diferença positivamente quando o assunto é longevidade e saúde do coração.

Qual é o melhor tipo de azeite?

Imagem: Stevepb / Pixabay

Foi realizado um estudo que durou anos sobre os tipos de azeite e a conclusão é a seguinte: aquele que se destaca como melhor para a saúde é o azeite de oliva virgem.

O azeite de oliva virgem é aquele que é extraído da primeira prensagem das azeitonas, sem passar por nenhum processo químico ou térmico. Isso significa que ele preserva todas as propriedades nutricionais e antioxidantes das frutas, que são essenciais para proteger o seu coração e prevenir doenças.

Mas como o azeite de oliva virgem faz isso? Simples: ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Além disso, ele contém polifenóis, que são substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e pela inflamação.

Ao todo, pesquisadores espanhóis acompanharam 12.161 pessoas enquanto passavam pela Dieta do Mediterrâneo, baseada em alimentos como o azeite de oliva, grãos, vegetais, oleaginosas e frutas.

O estudo também mostrou que o risco de mortalidade cardiovascular foi diminuído pela metade para aqueles que consumiram o azeite de oliva virgem.

Esse tipo de azeite ajuda a manter as artérias limpas e flexíveis, evitando a formação de placas de gordura que podem obstruir o fluxo sanguíneo e causar infartos e derrames.

Ele também melhora a função endotelial, que é a capacidade dos vasos de se dilatarem ou contraírem conforme a necessidade do organismo.

Outros benefícios do azeite de oliva virgem

Mas não é só isso: o azeite de oliva virgem também tem outros benefícios para a sua saúde, como:

  • fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções;
  • prevenir o câncer, especialmente o de mama, próstata e cólon, por ter efeito anti-inflamatório e antitumoral;
  • melhorar a digestão, estimulando a produção de bile e facilitando o trânsito intestinal;
  • combater o diabetes, por regular os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina;
  • proteger o cérebro, prevenindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, por melhorar a circulação cerebral e preservar as células nervosas;
  • hidratar a pele e os cabelos, por conter vitamina E e ácidos graxos essenciais, que nutrem e regeneram os tecidos.

Melhor forma de consumo

Para aproveitar todos esses benefícios, você precisa consumir o azeite de forma correta. Veja algumas dicas:

  • escolha um azeite de oliva virgem de boa qualidade;
  • guarde o produto em um local fresco, seco e escuro, longe do calor e da luz, para evitar a oxidação;
  • use o seu azeite cru, em saladas, sopas, torradas ou como tempero final dos pratos. Evite fritar ou aquecer muito o seu azeite, pois isso pode alterar as suas propriedades;
  • consuma cerca de duas colheres de sopa por dia de azeite de oliva virgem, o equivalente a 30 ml ou 270 calorias.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS