Conecte-se conosco

Automobilística

O dilema do trânsito: dar ou não passagem na pista esquerda?

Saber quando dar passagem na pista da esquerda pode evitar multas e garantir a segurança no trânsito. Conheça as regras e saiba como agir nessa situação.

Publicado

em

Muitos motoristas já se depararam com a seguinte situação: você está trafegando na pista da esquerda, na velocidade máxima permitida — ou algo muito perto disso, afinal, este é o lado que dá preferência à velocidade no trânsito —, quando um veículo mais rápido se aproxima pela mesma faixa, pedindo passagem.

O que fazer nesse momento? Será necessário dar passagem mesmo estando na velocidade máxima permitida na via?

O dilema da pista da esquerda: dar ou não a passagem?

Conforme o Ministério das Cidades, do Governo Federal, a regra é clara: aquele que trafega na pista da esquerda comete infração ao ultrapassar a velocidade máxima permitida na via. No entanto, aquele que solicita a passagem não pode ser impedido, pois negar a ultrapassagem pode resultar em riscos de acidente.

É importante lembrar que desconhecemos as circunstâncias que levaram o outro veículo a trafegar acima da velocidade da via, de modo que um erro não pode, jamais, justificar o outro.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também trata desse assunto. Deixar de dar passagem à esquerda quando solicitado é considerado uma infração média. Isso significa que, ao ser autuado, o condutor receberá uma multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, vale ressaltar que existem variáveis a essa regra. Quando um veículo de emergência, como um caminhão de bombeiros, uma ambulância ou um carro da polícia, estiver com sirene e luzes acionadas, a infração se torna gravíssima. Nesse caso, negar passagem resulta em uma multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH do condutor.

Portanto, a melhor prática é sempre permitir a passagem quando outro veículo solicitar, mesmo que você esteja na velocidade máxima permitida.

Respeitar essa regra não apenas evita multas, mas também contribui para a segurança no trânsito, garantindo que todos os motoristas possam seguir viagem com tranquilidade e sem riscos desnecessários.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS