Economia
O etanol está mais vantajoso que a gasolina em apenas nestes 4 estados
O etanol precisa ter porcentagem inferior para considerado vantajoso frente ao valor da gasolina, mas os valores não são tão positivos.
Mesmo apresentando preços altos, o etanol poderá ser encontrado em alguns estados com uma certa superioridade comparada ao valor da gasolina, tornando o combustível também mais em conta. Os preços chegaram a diminuir e a tendência é que possa chegar a um nível considerável para a melhoria.
O etanol está, há tempos, longe da sua média de preço e, em muitos casos, a gasolina passou a ser preferível, pois os motoristas não conseguem perceber grande diferença nos valores. A gasolina sempre teve o valor mais elevado que o etanol, mas as diferenças dos preços diminuíram por diversos fatores.
Até mesmo quem optava pelo GNV não consegue sentir grandes diferenças no orçamento mensal. Isso vem acontecendo desde o início de 2021, quando os preços começaram a aumentar consideravelmente e, até julho deste ano, a gasolina aumentou em 5,18% e o etanol em 14,26%.
Essas altas no mercado são reflexos do período pós-pandêmico e o aumento do dólar, pois o barril de combustível é cotado diretamente pela moeda norte-americana, sem contar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia que começou este ano.
O etanol precisa estar com o preço em 70% relacionado à gasolina para ser considerado vantajoso e competitivo, este é um critério pelo poder calorífico. Em alguns lugares do país, o biocombustível permanece com pouca competitividade ao derivado do petróleo, apenas em quatro estados de todo o país há uma vantagem:
São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Paraíba.
Quais são os Estados do Brasil em que o etanol é mais vantajoso?
Estes dados são do levantamento realizado semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A média de postos que participaram da pesquisa semana passada, o etanol está páreo em 70,98% frente ao valor da gasolina.
A vantagem está em Mato Grosso (61,36%), Goiás (67,29%), Paraíba (69,36%) e em São Paulo (69,51%).
Entre estes estados, mesmo que com valores melhores do etanol, é possível perceber que nenhum deles alcança a marca de 70% para obter a vantagem sobre a gasolina.
Para isso, executivos afirmam que o biocombustível poderá se tornar competitivo novamente quando estiver com paridade maior que 70%, dependendo do veículo em que o etanol é utilizado.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga