Conecte-se conosco

Economia

O etanol está mais vantajoso que a gasolina em apenas nestes 4 estados

O etanol precisa ter porcentagem inferior para considerado vantajoso frente ao valor da gasolina, mas os valores não são tão positivos.

Publicado

em

Mesmo apresentando preços altos, o etanol poderá ser encontrado em alguns estados com uma certa superioridade comparada ao valor da gasolina, tornando o combustível também mais em conta. Os preços chegaram a diminuir e a tendência é que possa chegar a um nível considerável para a melhoria.

O etanol está, há tempos, longe da sua média de preço e, em muitos casos, a gasolina passou a ser preferível, pois os motoristas não conseguem perceber grande diferença nos valores. A gasolina sempre teve o valor mais elevado que o etanol, mas as diferenças dos preços diminuíram por diversos fatores.

Até mesmo quem optava pelo GNV não consegue sentir grandes diferenças no orçamento mensal. Isso vem acontecendo desde o início de 2021, quando os preços começaram a aumentar consideravelmente e, até julho deste ano, a gasolina aumentou em 5,18% e o etanol em 14,26%.

Essas altas no mercado são reflexos do período pós-pandêmico e o aumento do dólar, pois o barril de combustível é cotado diretamente pela moeda norte-americana, sem contar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia que começou este ano.

O etanol precisa estar com o preço em 70% relacionado à gasolina para ser considerado vantajoso e competitivo, este é um critério pelo poder calorífico. Em alguns lugares do país, o biocombustível permanece com pouca competitividade ao derivado do petróleo, apenas em quatro estados de todo o país há uma vantagem:

São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Paraíba.

Quais são os Estados do Brasil em que o etanol é mais vantajoso?

Estes dados são do levantamento realizado semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A média de postos que participaram da pesquisa semana passada, o etanol está páreo em 70,98% frente ao valor da gasolina.

A vantagem está em Mato Grosso (61,36%), Goiás (67,29%), Paraíba (69,36%) e em São Paulo (69,51%).

Entre estes estados, mesmo que com valores melhores do etanol, é possível perceber que nenhum deles alcança a marca de 70% para obter a vantagem sobre a gasolina.

Para isso, executivos afirmam que o biocombustível poderá se tornar competitivo novamente quando estiver com paridade maior que 70%, dependendo do veículo em que o etanol é utilizado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS