Política
O Fim da lei água da casa? Bares e restaurantes de SP reagem!
A Confederação Nacional de Turismo (CNtur) entrou com uma ação direta para que a obrigação de água potável em São Paulo fosse suspensa.
Recentemente, a discussão sobre a obrigatoriedade da água da casa ganhou força novamente, após a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovar um projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento gratuito de água potável em todos os estabelecimentos comerciais do país.
No entanto, obrigatoriedade de oferecer água potável e filtrada gratuitamente aos clientes que solicitarem nos bares e restaurantes em São Paulo é um tema em discussão. A Lei Água da Casa é uma legislação municipal em vigor desde 2021 que prevê multas de até R$ 8 mil para os estabelecimentos que não cumprirem a determinação.
Em 2022, a Confederação Nacional de Turismo (CNtur) entrou com uma ação direta para que a obrigação em São Paulo fosse suspensa. O pedido foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e, a partir desse momento, os estabelecimentos não precisam mais cumprir com a determinação da água da casa.
Agora, a prefeitura recorreu da decisão e a palavra final será do Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Edson Fachin como relator do caso.
A favor e contra a água da casa
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SP (Abrasel-SP) se posicionou contra a lei municipal, alegando custos com o fornecimento e distribuição da água gratuita, mas recomenda o fornecimento de água filtrada.
Além disso, alguns estabelecimentos de São Paulo têm oferecido a opção de cobrar pelo serviço. No entanto, o Procon de São Paulo afirma que essa prática é ilegal e pode ser considerada abusiva, alegando que os estabelecimentos precisam arcar com os custos do sistema de filtragem e manutenção.
Já o vereador Xexéu Tripoli (PSDB), autor do projeto que deu origem à lei, defende que, além de beneficiar os consumidores, a prática reduz o uso de garrafas plásticas e traz vantagens para o meio ambiente.
Quais estados possuem a Lei da Água da Casa?
Outras cidades e estados brasileiros também têm leis semelhantes que obrigam os estabelecimentos a oferecer água potável e gratuita aos clientes. Por exemplo, no estado do Rio de Janeiro, existe uma lei estadual que determina a obrigatoriedade da oferta de água potável em restaurantes, bares e similares.
Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a lei da água gratuita foi aprovada em 2017. Outras cidades como Florianópolis, Recife, João Pessoa e Fortaleza também têm leis nesse sentido.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025