Conecte-se conosco

Automobilística

O Fim dos motores a combustão se aproxima: PL prevê proibição em breve!

Pensando em um futuro mais sustentável, deputado sugere que carros a combustão sejam proibidos. Entenda melhor o projeto.

Publicado

em

carros elétricos

Com a evolução dos veículos elétricos, passou-se a estudar a adoção deles como meio de transporte principal nos países. Isso quer dizer que, em breve, os veículos a combustão deixarão de ser utilizados.

Além disso, muitos países estão contando os dias para proibir o uso desse tipo de veículo, já que ele prejudica o meio ambiente, por eliminar gases poluentes.

O Brasil é um desses países que planeja dar um fim nos veículos a combustão. Este é um Projeto de Lei do deputado Capitão Alberto Neto, que propõe que os veículos elétricos substituam os veículos a combustão até 2035.

Esse PL inclui veículos como triciclos, quadriciclos, caminhonete, camioneta, motoneta, ciclomotor, automóvel, utilitário e bonde. Veículos como micro-ônibus, ônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator de esteiras e trator misto devem ser atualizados para versões elétricas até 2045.

Para ônibus de viagem, que percorrem trajetos muito longos, o PL prevê a utilização de veículos híbridos. De acordo com o autor do projeto, o objetivo da mudança seria o impacto que esse tipo de combustível tem nas questões climáticas.

Considerando que o Brasil está engajado nessa busca internacional pela sustentabilidade energética e que o setor de transporte nacional é responsável atualmente por grande parcela das emissões de gás carbono, devido principalmente ao uso de óleo diesel e gasolina, são necessárias medidas urgentes no sentido de resolver esse caso.”

No momento, essa mudança não passa de um projeto, que ainda não chegou a Câmara para votação. O Projeto de Lei n. 295/23 deve começar a ser analisado em breve pelas comissões e não tem previsão de aprovação por enquanto.

Se aprovado o projeto, a mudança deve ser gradual, para que os cidadãos consigam adquirir o modelo permitido de automóvel. Além disso, um investimento muito grande deve ser feito na estrutura de todo o país, para receber esse tipo de veículo, já que não são todos os lugares que possuem postos de carregamento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS