Conecte-se conosco

Tecnologia

O novo nome do Twitter é X: entenda o que mudou.

Publicado

em

O bilionário Elon Musk fez um anúncio importante nesse domingo (23), em sua página do Twitter. A partir de agora, segundo ele, a rede social passará a se chamar “X”.

Ele deu sinais, inclusive, de que os usuários terão de se despedir até do tradicional pássaro-símbolo da plataforma, que dará lugar à nova logo: um “X”, que faz referência ao alfabeto romano.  

Com a mudança, toda a identidade visual do Twitter deve ser alterada, nos próximos dias. Sai de cena a cor azul e entra a cor preta. Pelo menos, foi isso o que indicou uma pesquisa feita por Musk em seu perfil.  

Ele perguntou aos seguidores qual cor eles preferiam: o preto ou o branco. A primeira opção saiu na frente. O símbolo do “X” foi incorporado e já começou a aparecer na plataforma.  

Anúncio

Durante a madrugada do domingo, Elon começou a anunciar as mudanças. Ele escreveu: “Em breve, daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”. O choque e a curiosidade dos usuários foram imediatos.  

Em seguida, também por meio de um tweet, durante a tarde, ele anunciou que o domínio www.x.com  já estava sendo redirecionado automaticamente para o Twitter. A página, contudo, no entanto, segue fora do ar agora, pela manhã do dia 24.

Super app?

Ao alterar o nome da plataforma para “X”, Musk reativou uma ideia que ele teve no final dos anos 1990, quando ao lado do seu mentor de negócios, Greg Kouri, fundou um banco online chamado X.com. Esse link, mais tarde, se juntou ao PayPal.

Assim como ocorre desde que ele comprou a rede social, o empresário não entrou em detalhes, tampouco justificou o porquê da mudança. Ele, simplesmente, fez o anúncio. O que muitos acreditam é que a alteração faz parte de um plano maior: criar um super app.

Durante a negociação pela compra do Twitter, no ano passado, ele chegou a falar sobre o desejo de desenvolver uma plataforma múltipla, que servisse para ver vídeos, compras online, enviar mensagens e outros.    

Inspiração

O bilionário teria se inspirado no WeChat, um app da China que tem hoje mais de 1 bilhão de usuários. Ele foi criado pela Tencent e une em um só terminal opções de pagamento digital, compras, mídia social, streaming, serviços de transporte, mensageiro e outras opções.  

As mudanças de Musk devem, inclusive, dar um alívio para as finanças do Twitter. Como ele próprio chegou a admitir, a empresa corre sérios riscos de fechar. Além do acúmulo de dívidas, desde que ele assumiu a direção, o app perdeu 50% dos anunciantes.

Publicidade

MAIS ACESSADAS