Conecte-se conosco

Bancos

Polêmica: PayPal toma decisão sobre o Pix e desagrada usuários

Comunicado enviado aos clientes gerou revolta na internet. Muitos classificaram a decisão como um retrocesso. Medida deve gerar impactos.

Publicado

em

Os clientes da PayPal foram surpreendidos com uma notícia nada agradável. Isso porque o serviço anunciou uma decisão definitiva sobre o Pix.

A partir de agora, a carteira digital, que é um dos principais serviços de pagamento virtual em atividade no Brasil, deixará de trabalhar com o Pix. A mensagem com o comunicado foi enviada aos usuários no último dia 9/5.

A ferramenta é hoje um dos meios de transação financeira mais utilizados no país. Segundo o Governo Federal, já foram cadastradas mais de 523,2 milhões de chaves, até então.

O anúncio foi enviado via e-mail. O texto diz que o PayPal não participa mais do arranjo Pix e que, portanto, todas as funcionalidades foram descontinuadas. Os clientes, rapidamente, reagiram nas redes sociais e expressaram revolta.

Descontentamento

A desaprovação dos usuários tem um motivo claro. A partir de agora, eles não poderão mais usufruir das praticidades geradas pelo mecanismo criado pelo Banco Central.

Como todas sabem, o Pix conquistou espaço, rapidamente, e se destacou, sobretudo, por causa das facilidades geradas por ele. O pagamento instantâneo e sem taxas conquistou a população.

Com a mudança do PayPal, os clientes terão de recorrer a outras alternativas para realizar transações. Muitos avaliaram a medida como um retrocesso.

Descoberta na hora do pagamento

A carteira digital prosseguiu no texto do comunicado incentivando os clientes a continuarem utilizando o serviço e aproveitando as vantagens que a empresa disponibiliza.

A maioria, no entanto, não reagiu da maneira esperada. Usuários relataram, inclusive, que só descobriram o fim das funcionalidades do Pix no PayPal na hora de efetuar compras, com a recusa do pagamento.

Com a mudança, as concorrentes passam a ter um diferencial importante. Hoje, existem no Brasil, por exemplo, o Mercado Pago e a PicPay. As duas plataformas funcionam de maneira similar ao PayPal e estão disponíveis para Android e iOS.

Crédito e débito

Apesar da popularidade do Pix, muitas transações de débito e crédito ainda são feitas via PayPal, o que deve segurar  uma parte grande dos clientes. O serviço conquistou usuários no país por ser uma ferramenta de pagamentos rápida, prática e segura.

A agilidade e a despreocupação com dados do cartão ou conta bancária são elementos que chamaram a atenção dos clientes, de imediato. A plataforma solicita apenas endereço de e-mail e senha durante o processo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS