Saúde
O peso da idade nas chuteiras: Como os jogadores de futebol lidam com o tempo
Como todos sabemos, o futebol é um esporte que exige muito dos atletas em termos de força, velocidade, resistência, coordenação e agilidade. Essas qualidades físicas tendem a diminuir com o avançar da idade, o que pode prejudicar o desempenho dos jogadores em campo.
No outro lado da balança, a experiência, a inteligência de jogo e o conhecimento tático podem aumentar com o tempo, o que pode compensar as perdas físicas e até mesmo proporcionar alguma vantagem para os jogadores mais velhos em relação aos mais jovens e explosivos.
Perda de desempenho físico
O Centro de Estudos do Barcelona publicou, recentemente, uma série de estudos e conclusões sobre as evidências da correlação entre o avanço da idade e o desempenho físico no futebol. Segundo as informações, a partir dos 30 anos, o desempenho tende a ser bastante inferior ao apresentado pelos mais jovens.
Ao analisar 10.739 atletas da La Liga (campeonato espanhol) durante a temporada de 2017 a 2018, descobriu-se que jogadores com mais de 30 anos percorriam 2% a menos de distância total do que os mais jovens. A distância percorrida, o número de ações em alta intensidade e a velocidade máxima atingida também diminuíram significativamente, variando entre 5% e 30%.
Agora, os jogadores com mais de 35 anos apresentam uma queda de desempenho físico ainda mais acentuada, o que foi verificado em todas as posições. Mesmo os laterais, aparentemente, perderam menos força física.
Ganho de desempenho tático
Apesar das desvantagens físicas, os jogadores de futebol podem demonstrar um desempenho tático superior com o avançar da idade. Ou seja, a capacidade de entender o jogo, tomar decisões corretas, posicionar-se adequadamente em campo e comunicar-se eficazmente com os companheiros tende a melhorar.
Esse tipo de habilidade depende muito mais da inteligência, da memória e da própria experiência do que da citada condição física. Assim, os jogadores mais velhos podem ter uma vantagem nesse aspecto, pois acumularam mais conhecimento ao longo de suas carreiras.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp