Tecnologia
O primeiro satélite brasileiro foi lançado com a finalidade de observação e coleta de dados
O lançamento do primeiro nanossatélite nacional foi um grande passo para a Agência Espacial Brasileira. Saiba mais.
O primeiro satélite nacional foi lançado no dia 15 de abril, sábado, às 03h48, no horário de Brasília. Seu lançamento foi feito a partir da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia (EUA) e foi um sucesso.
O nanossatélite VCUB1 foi desenvolvido pela joint venture da Embraer com a Telebras, chamada Visiona Tecnologia Espacial, sendo esse o primeiro satélite brasileiro de coleta de dados e observação.
Por ser projetado pela indústria nacional brasileira, o VCUB1 é capaz de demonstrar que o Brasil tem capacidade de realizar missões espaciais mais avançadas.
A empresa pretende validar tanto a arquitetura do satélite quanto o software, com o objetivo de viabilizar o envio de satélites de maior porte ao espaço.
O projeto para a criação do nanossatélite foi feito com o apoio financeira da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e também do Instituto Senai de Inovação.
O equipamento, que já está em órbita, será capaz de ser utilizado para o desenvolvimento e validação das tecnologias espaciais da Visiona, assim como também para a agricultura, o controle do desmatamento, entre outras finalidades.
Antes do equipamento deixar o Brasil para ser lançado na órbita na base da Califórnia, o satélite passou por diversos testes para que garantisse que esse iria conseguir suportar o vácuo, a temperatura, o eletromagnetismo, entre outras condições espaciais. O VCUB1 foi aprovado em todos os testes.
João Paulo Campos, que é o Presidente da Visiona Tecnologia Espacial, comenta que:
“O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores.”
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp