Conecte-se conosco

Tecnologia

O primeiro satélite brasileiro foi lançado com a finalidade de observação e coleta de dados

O lançamento do primeiro nanossatélite nacional foi um grande passo para a Agência Espacial Brasileira. Saiba mais.

Publicado

em

O primeiro satélite nacional foi lançado no dia 15 de abril, sábado, às 03h48, no horário de Brasília. Seu lançamento foi feito a partir da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia (EUA) e foi um sucesso.

O nanossatélite VCUB1 foi desenvolvido pela joint venture da Embraer com a Telebras, chamada Visiona Tecnologia Espacial, sendo esse o primeiro satélite brasileiro de coleta de dados e observação.

Por ser projetado pela indústria nacional brasileira, o VCUB1 é capaz de demonstrar que o Brasil tem capacidade de realizar missões espaciais mais avançadas.

A empresa pretende validar tanto a arquitetura do satélite quanto o software, com o objetivo de viabilizar o envio de satélites de maior porte ao espaço.

Isso porque o nanossatélite conta com tudo o que um de tamanho comum possui, como computador de bordo, antenas, comunicação por rádio, sistemas de posicionamento e de propulsão e painel solar, mas tudo em um tamanho menor. Dessa forma, o VCUB1 pesa apenas 12 kg.

O projeto para a criação do nanossatélite foi feito com o apoio financeira da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e também do Instituto Senai de Inovação.

O equipamento, que já está em órbita, será capaz de ser utilizado para o desenvolvimento e validação das tecnologias espaciais da Visiona, assim como também para a agricultura, o controle do desmatamento, entre outras finalidades.

Antes do equipamento deixar o Brasil para ser lançado na órbita na base da Califórnia, o satélite passou por diversos testes para que garantisse que esse iria conseguir suportar o vácuo, a temperatura, o eletromagnetismo, entre outras condições espaciais. O VCUB1 foi aprovado em todos os testes.

João Paulo Campos, que é o Presidente da Visiona Tecnologia Espacial, comenta que:

O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores.”

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS