Investimentos
O que é o CDI e como ele influencia seus investimentos? Descubra aqui!
Título emitido pelos bancos usado para medir a rentabilidade de investimentos é pouco compreendida por muitos investidores.
Com a transformação de um número cada vez maior de clientes de bancos em investidores, a sigla CDI se tornou popular no país. Embora sua popularidade tenha aumentado, muitos ainda não compreendem sobre o que se trata esse indexador.
Leia mais: Gasolina, energia e gás de cozinha: Tudo subiu de preço, o que fazer para economizar?
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título emitido pelas instituições financeiras para realizar empréstimos entre si e fechar o dia com o caixa positivo. Criado nos anos 1980, ele continua sendo adotado para manter a estabilidade no setor financeiro.
Contudo, o CDI costuma ser utilizado pelo público para descobrir a rentabilidade de investimentos. Essa média feita a partir das transações entre os bancos é a taxa CDI, que mede a rentabilidade de algumas aplicações.
O que interessa de fato ao investidor é a taxa do CDI, taxa média de juros praticadas entre os bancos nesse tipo de empréstimo a curtíssimo prazo (vencimento de um dia). Essa prática surgiu para garantir que instituição bancária feche o dia no azul, ou seja, tenha mais depósitos do que resgates.
Renda fixa
Quando se fala em investimentos em renda fixa, como CDB, letras financeiras e debêntures, o CDI é utilizado como taxa de indexação. Ela é usada como base para pagamento ao investidor, o que significa que quem aplicou seu dinheiro receberá o percentual acordado do CDI registrado durante o período no qual vigorou a aplicação.
Sendo assim, ao contratar um investimento que promete 100% do CDI, o investidor recebe a íntegra da taxa em vigor no período em que o dinheiro esteve aplicado.
Qual a importância de conhecer a taxa do CDI?
É sempre interessante conhecer essa taxa, principalmente se você é investidor em renda fixa. Saber em quanto ela está é também conhecer qual será o rendimento de suas aplicações.
Para a economia de forma geral, o CDI muito alto pode gerar problemas, já que isso reflete um aumento no custo do crédito. Quanto mais alta a taxa, mais caro é contratar um empréstimo ou outra forma de crédito.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer