Finanças
O que fazer se você mandou um PIX errado: dicas e soluções
O PIX, como você já deve saber, é um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferir dinheiro entre contas bancárias em segundos, sem qualquer custo adicional para os usuários. Mas, como todo sistema, ele pode estar sujeito a erros humanos ou técnicos.
Já imaginou o que pode acontecer ao digitar um dado incorreto do destinatário, como o CPF, o e-mail ou a chave PIX e enviar o dinheiro para a pessoa errada? Além disso, pode ser que as informações tenham sido preenchidas corretamente, mas que você tenha enviado dinheiro a mais do que o desejado. O que fazer nesses casos?
PIX errado: o que fazer?
A primeira coisa a fazer é verificar se o PIX foi realmente concluído. Para isso, você pode consultar o comprovante da operação no seu aplicativo ou internet banking. Se o pagamento ainda estiver em processamento, você pode tentar cancelar a transação antes que ela seja efetivada. Mas, se o PIX já foi concluído, você pode recorrer a outras medidas.
A segunda coisa a fazer é entrar em contato com o destinatário e pedir a devolução do dinheiro. Você pode tentar localizar a pessoa pelo CPF, e-mail ou chave PIX que usou para fazer a transferência. Explique a situação gentilmente e pode ser que a pessoa devolva a quantia.
No entanto, se a pessoa não concordar em devolver o dinheiro, não responder ou não for encontrada, você também pode recorrer ao seu banco. É possível entrar em contato com o seu gerente ou com a central de atendimento do seu banco e informar o ocorrido.
Assim, a instituição financeira pode intermediar a solução com o banco do destinatário errado, solicitando a devolução do dinheiro. Para isso, no entanto, é preciso ter os dados da operação, todos informados no comprovante de PIX, que você pode pegar no aplicativo do seu banco.
Se o banco não resolver o problema, você ainda tem uma última opção: procurar a Justiça. Você pode ingressar com uma ação judicial contra o destinatário errado, pedindo a restituição do valor. Para isso, é preciso comprovar o erro e a tentativa de solução amigável.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos