Conecte-se conosco

Empresas

O que muda após venda da Kopenhagen e da Brasil Cacau para a Nestlé?

Confirmação do negócio chacoalhou o mercado e gerou muitas dúvidas. Veja o que já dá para dizer sobre o futuro das marcas.

Publicado

em

A notícia da venda da Kopenhagen e da Brasil Cacau para a Nestlé foi confirmada na madrugada dessa quinta-feira (7), apesar de a conclusão do negócio exigir, ainda, certo tempo e só ficar para o próximo ano.

O que se sabe, até então, é que nada deve mudar por enquanto, mas nos próximo anos muita coisa deve ser alterada, a começar pelo número de lojas das duas marcas e, também, da Kop Koffee pelo Brasil.

A aquisição da Nestlé deve passar ainda pela análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, por isso, a conclusão do negócio deve ficar para 2024. A notícia, por si só, no entanto, já gerou impacto no mercado e muita especulação.

Clientes e empresários começaram a fazer muitas perguntas sobre o futuro. Como ficarão Kopenhagen e Cacau Brasil, depois de adquiridas pela Nestlé? Vamos responder essa e outras questões nas linhas abaixo.

O que já dá para dizer sobre o futuro

As seis questões a seguir vão te deixar por dentro das mudanças. Acompanhe!

1) Quais marcas foram compradas pela Nestlé?

Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee. A Kopenhagen surgiu no fim dos anos 1920 como um negócio de família e depois foi vendida para o Grupo CRM, em 1996. Hoje, ela tem 760 lojas e emprega cerca de 2 mil pessoas.

A Brasil Cacau foi lançada em 2009 pelo Grupo CRM como uma marca de chocolates mais populares que os da Kopenhagen. A produção de uma e outra é feita na mesma fábrica.

Já a Kop Koffee surgiu em 2019. Hoje existem duas lojas próprias e quatro franquias que vendem, além de cafés e chocolates, sorvetes, salgados e sanduíches.

2) Quantas lojas serão inauguradas?

Conforme o divulgado, espera-se que, até 2026, as três marcas cheguem a 3 mil lojas no total, quase o triplo do que existe hoje.

3) Vai haver alguma mudança no sabor dos chocolates?

A resposta das empresas é não. A previsão é que Kopenhagen e Brasil Cacau sigam como unidades de negócio independentes. Com isso, receitas e produtos já consolidados serão mantidos.

4) As lojas da Kopenhagen agora vão ter produtos Nestlé?

Não. De acordo com representantes do Grupo CRM, os negócios seguirão de maneira autônoma. O mesmo vale para Kop Koffee e Brasil Cacau.

5) Quanto a Nestlé vai pagar pelas três empresas?

O valor oficial do negócio não foi divulgado, mas deve ser na casa dos bilhões de reais. O Grupo CRM vai fechar 2023, por exemplo, com um faturamento de R$ 1,7 bilhão.

6) Existe a possibilidade de o negócio ser vetado pelo Cade?

Sim, existe, mas é algo improvável, em razão do tipo de público e mercado que as empresas atendem e ocupam. A preocupação do órgão, geralmente, tem a ver com a concentração de mercado na mão de uma única empresa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS