Empresas
O que significam as cores dos postes de barbearias? A resposta vai te surpreender!
Você já percebeu que praticamente todas as barbearias possuem uma identidade visual ligada às cores que as representam?
Geralmente, é possível identificar esses estabelecimentos pelos postes coloridos colocados em frente às fachadas ou até mesmo dentro do lugar. Tal símbolo, inclusive, pode ser avistado nas barbearias espalhadas por diversas partes do mundo.
O que significa as cores vermelho, branco e azul nas barbearias?
Foto: Actualidad/Reprodução
Cada cor possui um significado específico, transmitindo uma mensagem aos clientes e passantes. Conhecer o código das cores pode ser interessante para entender mais sobre a história e os serviços oferecidos por esses estabelecimentos.
O código das cores dos postes das barbearias remonta a uma época em que os barbeiros desempenhavam um papel mais amplo do que apenas cortar cabelos e fazer a barba.
No passado, os barbeiros eram responsáveis não apenas por cuidar dos pelos faciais e capilares, mas também por realizar procedimentos cirúrgicos simples e extrações dentárias.
Durante a Idade Média e a Renascença, os barbeiros eram profissionais versáteis que combinavam habilidades de barbearia com conhecimentos de medicina básica.
Como resultado, os postes das barbearias foram usados para sinalizar aos clientes os diferentes serviços disponíveis nesses lugares.
Faixa vermelha
Naquela época, os barbeiros eram especialistas em cortes de cabelo, barba e tratamentos capilares. Além disso, eles também realizavam sangrias, um procedimento médico que envolvia a retirada de sangue do paciente para fins terapêuticos.
Faixa branca
Já a faixa branca nos postes das barbearias simbolizava a função de um cirurgião. Os barbeiros eram responsáveis por realizar procedimentos cirúrgicos menores, como extrações de dentes, tratamentos de feridas e sangramentos.
Faixa azul
Segundo relatos, a faixa azul representava a função de barbeiro-sangrador. Os barbeiros que ofereciam serviços de sangria e tratamentos relacionados utilizavam essa cor para diferenciar suas habilidades especializadas.
A cor azul foi adicionada para diferenciar ainda mais os serviços destes profissionais e, segundo algumas pessoas contam, o azul simboliza as veias dos braços daqueles que se submeteram aos procedimentos.
Embora hoje em dia a prática de realizar procedimentos cirúrgicos e extrações dentárias seja exclusiva de médicos e dentistas licenciados, o código das cores dos postes das barbearias permanece como um lembrete histórico dessa tradição.
Atualmente, os postes coloridos têm um significado mais voltado para a estética e a experiência do cliente, refletindo os serviços modernos de barbearia e cuidados masculinos oferecidos nos estabelecimentos.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp