Empresas
O que você vê é o que você come: justiça dita nova regra para publicidade de lanches
Advogados nos EUA iniciam ações contra fast foods por distorção em anúncios de produtos.
Quem nunca fez um pedido em um fast food, após escolher o lanche mais bonito do cardápio e esperando que o produto seja pelo menos bem semelhante ao anunciado. Porém, quando a comida chega, muitas vezes, é uma versão bem diferente e até inferior ao que foi anunciado.
Nos Estados Unidos, nos últimos anos, um movimento liderado por advogados cresce com força por conta disso. A ideia é buscar reparação por esse detalhe que nunca foi abordado com tanta força.
De acordo com uma reportagem da CNN Brasil, eles têm iniciado ações coletivas contra empresas de fast food, alegando elas estão distorcendo as imagens de comidas vendidas.
Foto: vecstock/Freepik
Advogados lideram esses movimentos contra as fast foods
Nos processos, os advogados apresentam fotos dos itens do cardápio e das peças publicitárias lado a lado com imagens reais dos produtos. Mas será que as diferenças são tão significativas assim? Sim, são e é completamente notável essas mudanças.
Nas propagandas, os sanduíches são mostrados como hambúrgueres grandes e suculentos, queijo derretido, pães perfeitos e tomates frescos e brilhantes. Uma realidade bem diferente das imagens reais, que chegam como pães pálidos, hambúrgueres finos e murchos, e queijo quase endurecido para os clientes.
Os advogados James Kelly e Anthony Russo têm liderado esses esforços legais contra as redes de fast food, e suas ações têm inspirado outros a buscarem seus direitos também. Entre as empresas processadas estão redes bem conhecidas como Taco Bell, Wendy’s, McDonald’s, Burger King e Arby’s.
Além das imagens, alguns advogados estão processando as empresas devido à forma como os alimentos são descritos. Por exemplo, o advogado Spencer Sheehan entrou com ações coletivas contra produtos que usam a palavra baunilha em suas descrições, mesmo que não contenham baunilha em sua composição.
De acordo com a CNN, para que um juiz considere uma causa favorável aos requerentes, os advogados argumentam que os anúncios enganam um consumidor razoável. E o que seria um consumidor razoável nestes casos?
Quem responde é o próprio Burger King para explicar melhor como isso ocorre. Conforme a rede de fast food, consumidores razoáveis sabem que os alimentos são projetados para parecerem o mais saborosos possível. Essa declaração foi feita em um documento recente, conforme relatado na reportagem da CNN.
A empresa também afirmou que as alegações são falsas e que os hambúrgueres grelhados citados em na publicidade são os mesmos utilizados em milhões de sanduíches Whopper servidos aos nossos clientes em todo o país. Já outras empresas, como Arby’s, McDonald’s, Taco Bell e Wendy’s não fizeram comentários sobre o assunto.

-
Criptomoedas2 dias atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Empresas2 dias atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Empresas2 dias atrás
V.tal e Meta anunciam cabo submarino em Porto Alegre
-
Automobilística2 dias atrás
Quanto custaria o icônico Gol Bolinha atualmente?
-
Empresas2 dias atrás
Embraer mira receita de US$ 10 bi até 2030 após recorde histórico em 2024