Mundo
O Relógio do Juízo Final anuncia que o fim do mundo está muito próximo de acontecer
Criado no início da Guerra Fria, o Relógio do Juízo Final recentemente foi atualizado pelos cientistas. Entenda o motivo.
A Primeira Guerra Mundial seria o conflito que acabaria com todas as guerras. A princípio, o mundo chegou a acreditar que seria uma guerra rápida, mas o conflito se estendeu por quatro anos. Nesse grande conflito, as fronteiras geográficas e políticas de todo mundo foram reconfiguradas.
Os homicídios eram atos comuns, a vida era banalizada, milhares de pessoas morreram por causa da pandemia da gripe espanhola e uma outra característica importante foi que essa guerra foi a primeira guerra industrial. Infelizmente, a Primeira Guerra Mundial não alcançou o objetivo de ser a guerra que acabaria com todas as guerras.
De 1939 a 1945, o mundo passou pela Segunda Guerra Mundial. Esta, por sua vez, foi a guerra que mais causou vítimas. As novas fronteiras desencadearam uma rivalidade territorial. Foi na Segunda Guerra que aconteceu a barbárie do holocausto, a crise de 29 e o medo de uma revolução comunista.
Posteriormente, o mundo passou pela Guerra Fria, que levou esse nome por ser uma guerra com menos conflitos diretos se comparada às guerras anteriores. Mas esse título “neutro” não significa que foi uma guerra pacífica, muito pelo contrário.
A Guerra Fria também deixou muitas vítimas, e apesar de ser lembrada principalmente pela corrida espacial, ela também é caracterizada pelos ataques com bombas nucleares. Em 1962, a União Soviética enviou mísseis com alta capacidade de alcance à Cuba.
A radiação ultravioleta põe em risco a vida humana, dos animais e da natureza em geral. Durante a Revolução Industrial, a camada atmosférica que protege a Terra dessa radiação iniciou um processo de estreitamento.
Isso aconteceu por causa da emissão dos gases das grandes indústrias. Quando esses gases chegam a essa camada, a radiação ultravioleta acaba chegando à Terra, causando o temido aquecimento global. Portanto, o mundo estava diante do estreitamento da camada de Ozônio e também de ataques nucleares.
Em 1947, no início da Guerra Fria, um grupo de cientistas criou o chamado Relógio do Juízo Final: quanto mais próximo da zero hora, mais próximo estará o fim da humanidade. Hoje, o Relógio do Juízo Final está definido em 90 segundos para a meia-noite.
Isso significa que o mundo nunca esteve tão próximo do fim. Hoje, as causas para o ponteiro estar tão próximo à zero hora são diferentes das existentes na época da Guerra Fria.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o avanço do aquecimento global, a ação do homem na Terra e a tecnologia com alta capacidade de disrupção são alguns dos fatores que fez com que o hoje o Relógio do Juízo Final esteja marcando 90 segundos para a meia-noite.
Por fim, o objetivo do Relógio do Juízo Final marcar o horário do fim do mundo é chamar a atenção das autoridades de todo o mundo para que as medidas cabíveis para evitar o fim da humanidade sejam tomadas.
-
Saúde2 dias atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Economia2 dias atrás
Se você ganha R$ 10 mil por mês, está entre os mais ricos do Brasil
-
MEI2 dias atrás
MEIs podem ter aumento no limite de faturamento anual
-
Mundo2 dias atrás
Principal destino de Portugal terá aumento de 50% nas taxas turísticas
-
Investimentos1 dia atrás
3 ações brasileiras estão entre as mais valiosas do mundo
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar cebolinha (Allium schoenoprasum) em vasos na sua casa
-
Agronegócio23 horas atrás
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): como fazer a rega corretamente?
-
Empresas2 dias atrás
Heineken: por apenas 1 euro, gigante vende 7 cervejarias na Rússia e encerra operações