Saúde
O segredo do maracujá: Calmante? Não na fruta que você conhece
Você já ouviu falar que o maracujá é um calmante natural? Muitas pessoas acreditam que o suco da fruta ajuda a relaxar e a dormir melhor, mas será que isso é verdade?
Suco de maracujá realmente funciona como calmante natural?
A verdade é que a substância calmante do maracujá não está na polpa, mas sim nas folhas da planta. Elas contêm alcaloides e flavonoides, que são compostos químicos que atuam no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade, o estresse e a insônia.
Essas substâncias também têm efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e vasodilatadores, que podem aliviar dores de cabeça, cólicas e problemas respiratórios.
Para aproveitar os benefícios calmantes do maracujá, o ideal é fazer um chá com as folhas secas ou frescas. Basta colocar uma colher de sopa de folhas em uma xícara de água fervente, abafar por 10 minutos, coar e beber. O chá pode ser consumido até três vezes ao dia, sendo que a última dose deve ser antes de dormir.
Mas, atenção: o consumo excessivo do chá pode causar sonolência, hipotensão e interação com outros medicamentos. Por isso, consulte um médico antes de usar o maracujá como calmante.
O poder da fruta
Vale lembrar que isso tudo não significa que a fruta não tenha benefícios para a saúde. O maracujá é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Ele também é uma ótima fonte de fibras, que ajudam na digestão e no controle da glicose e do colesterol no sangue. Além disso, o maracujá tem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce das células.
A fruta pode ser consumida de diversas formas: in natura, em sucos, geleias, doces, sorvetes e até mesmo em saladas e molhos. Sua casca também pode ser aproveitada para fazer farinha ou chá, que têm os mesmos benefícios da polpa.
O importante é incluir o maracujá na alimentação diária, mas sem exageros. Agora você já sabe: o maracujá é uma fruta deliciosa e saudável, mas não é ele que vai te acalmar.
Para isso, você precisa das folhas da planta, que têm, de fato, um poderoso efeito tranquilizante. Mas, lembre-se: sempre consulte um médico antes de usar qualquer planta medicinal.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp