Mercado de Trabalho
O trabalho e o direito à desconexão; entenda!
A pandemia acabou trazendo o trabalho para dentro das casas dos trabalhadores. Entenda o que está ocorrendo!
Durante muito tempo, desconectar-se do trabalho era um processo normal para todo mundo. Você dirigia até a empresa, batia o ponto, trabalhava, fazia um intervalo, voltava a trabalhar, batia o ponto novamente e ia para casa. Em tese, seus afazeres ficavam no trabalho e você podia manter sua vida normalmente, separada das atividades laborais.
Leia mais: O trabalho remoto pode ser uma boa opção para você; entenda como escolher
No entanto, hoje essa dinâmica mudou completamente, sem sombra de dúvidas. Tornou-se “normal” que qualquer trabalhador, esteja onde estiver, necessite estar ligado a vários canais de comunicação atrelados ao trabalho simultaneamente.
Em vista disso, é válido apontar que a casa, local que outrora era o refúgio da família, atualmente, encontra-se completamente enviada para o trabalho.
Visando acabar com esse mal estar (porque não tem outra palavra que defina isso), nesse mês, o Canadá, por exemplo, fez valer na província de Ontário uma lei que determina que empregadores devem fazer a adoção de políticas que permitam que os empregados possam se desconectar do trabalho, para viverem suas vidas à parte quando estiverem fora do expediente.
Antes disso, no ano de 2016, a França adotou uma política bem parecida com essa, possibilitando que seus funcionários desligassem seus aparelhos após o expediente de trabalho. Todavia, com a existência de políticas ou não, isso não deveria acontecer, uma vez que o funcionário é pago pelas horas trabalhadas, e não pelas horas que passa fazendo as atividades de trabalho fora do expediente.
Sem sombra de dúvidas, precisamos começar, novamente, a separar o trabalho da vida pessoal, para o bem psicológico de todos. É isso que apontam os especialistas.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira