Conecte-se conosco

Economia

OCDE discute adoção de imposto global para multinacionais

Medida já teria o apoio de 140 países presentes ao encontro, em Paris

Publicado

em

Crédito: revistapegn

A crescente movimentação de multinacionais ao redor do globo – em especial, corporações de tecnologia – em busca de mercados que ofereçam menos custos tributários, pode culminar com a adoção de restrições, como a fixação de uma alíquota de um imposto mínimo global.

Taxação de ganhos – A proposta está sendo discutida, nessa sexta-feira (8), por representantes de 140 países, presentes à reunião, em Paris, da reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que também discutirá o compartilhamento dos direitos de taxação dos ganhos das ‘múltis’, em diferentes países.

Clima de otimismo – Segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o clima entre os participantes é de ‘otimismo’ quanto à revisão das normas tributárias internacionais. Na verdade, os defensores da medida têm até o final deste mês para chegar a um acordo, a tempo de que este seja levado à discussão na reunião de líderes do G-20, composto pelas maiores economias mundiais.

Oportunidade única – Recentemente, o próprio presidente norte-americano Joe Biden teria afirmado que a solução em debate seria uma “oportunidade única em uma geração” – ao se referir à tributação proposta – pois esta serviria para “ampliar as receitas necessárias à recuperação de muitas economias afetadas pela pandemia”.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS