Conecte-se conosco

Agronegócio

Óleos vegetais fazem preço de alimentos subir em janeiro

Produto acompanha as commodities alimentares mais comercializadas no mundo todo

Publicado

em

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou, através do seu indicador, que os preços mundiais dos alimentos subiram em janeiro e permaneceram perto das máximas de 10 anos. A alta é justificada por um salto no índice de óleos vegetais, segundo informou a agência de alimentos da ONU.

O item, que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas no mundo todo, teve uma média de 135,7 pontos no mês passado, contra 134,1 em dezembro. Anteriormente, chegou a 133,7.

As altas dos alimentos contribuíram para um aumento mais amplo da inflação.

Para 2021, a FAO também elevou sua projeção de produção global de cereais para 2,793 bilhões de toneladas. A estimativa anterior era de 2,791 bilhões de toneladas, de acordo com a oferta e demanda. O índice de preços dos cereais subiu apenas 0,1%, com o milho registrando um ganho de 3,8% no mês.Já os valores comercializados do trigo caíram 3,1% devido às colheitas na Austrália e na Argentina.

Já o índice de preços de lácteos aumentou 2,4%, o que representa o quinto aumento mensal consecutivo, com destaque para o leite em pó desnatado e a manteiga.

Os preços da carne subiram em janeiro, enquanto o açúcar teve queda de 3,1% em relação ao mês anterior devido, em parte, às perspectivas favoráveis ​​de produção nos principais exportadores Índia e Tailândia, disse a FAO.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS