Conecte-se conosco

Saúde

Ombros saudáveis: Reforce músculos superiores e inferiores!

Dores nos ombros podem ser incômodas e, quando persistentes, afetam a rotina do indivíduo. Mas é possível aliviá-las com simples hábitos.

Publicado

em

Sentir dores nos ombros não é normal. Trata-se de um sinal de que o corpo não está agindo da forma como deveria, por isso é importante ficar atento e até mesmo procurar um médico. Quando persistente, pode afetar até mesmo a rotina do indivíduo, impedindo-o de levantar os braços, pentear os cabelos e até trabalhar.

É provável que uma a cada quatro pessoas sofra com dores nos ombros. Essas dores podem ser leves, do tipo que atrapalham somente a prática esportiva, ou intensas, quando a pessoa mal consegue dormir durante a noite, visto que se torna impossível encontrar uma posição confortável.

Existem lesões que acontecem de modo repentino e traumático, mas o mais comum é que essa dor ocorra ao longo do tempo, conforme a pessoa vai ficando mais velha. Algumas das principais causas são bursite, tendinite, artrite, capsulite adesiva e fraturas.

Como aliviar as dores nos ombros?

Behnam Liaghat, que é especialista em fisioterapia esportiva e professor-adjunto na Universidade do Sul da Dinamarca, indica fortalecer os músculos em volta do ombro para aumentar sua resistência. Porém, é necessário que se trabalhe tanto os músculos da parte superior das costas e do peito quanto os músculos inferiores.

Exercícios para fortalecer essa região são necessários, mas, antes de iniciar qualquer tipo, um teste de mobilidade é interessante para saber qual é o estado do seu corpo, no momento.

Segundo especialistas, trabalhar a parte inferior do corpo ajuda para que a superior tenha um melhor desempenho nas atividades. Exercícios como afundos e agachamentos são uma boa opção para começar.

Após se sentir adaptado à rotina de atividades físicas leve, aumente a carga dos exercícios, porém, em qualquer sinal de dores pequenas, repouse e trate com descanso, anti-inflamatórios ou aplicação de gelo.

A professora assistente no departamento de cirurgia ortopédica da Universidade da Califórnia, Drew Landsdown, recomenda que, se as dores forem persistentes, o mais indicado é buscar tratamento o quanto antes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS