Bancos
Ooops! Pix para a pessoa errada? Não entre em pânico e aprenda como resolver!
O Pix proporciona mais facilidade e velocidade nos pagamentos, mas também contribui para que alguns descuidos aconteçam. Saiba se é possível cancelar um pagamento errado.
O Pix é, atualmente, um meio de transferência de valores mais rápido e seguro do que as opções convencionais que existiam anteriormente, e foi justamente por essa razão que os brasileiros o adotaram como principal forma de pagamento.
Entretanto, tanta facilidade também acaba trazendo alguns probleminhas, pois não são poucos os casos de pessoas que acabam digitando os dados errados e fazendo depósitos para desconhecidos.
Nessas horas, bate aquele desespero. Afinal, o que fazer em uma situação dessas? Tem como cancelar a transferência e reaver os valores? Vamos descobrir isso logo abaixo. Continue acompanhando o texto.
O que eu posso fazer caso envie um Pix errado?
Infelizmente, nesses casos, não há muito o que possa ser feito, mas os especialistas aconselham a tentar contato com os destinatários do depósito para, em uma conversa franca, explicar a situação e conseguir um reembolso.
Por meio dos dados contidos no histórico de transferência, é possível ter acesso ao nome completo e à chave Pix de quem recebeu o montante, lembrando que essa chave pode ser tanto um telefone quanto um endereço de e-mail.
Agora, caso isso não seja possível ou o indivíduo não esteja favorável a te ajudar, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição bancária. Por sua vez, ela pode contatar o banco do destinatário que obteve o recebimento, e eles ajudarão na devolução.
Entretanto, se nenhuma das opções acima der certo, o único jeito é ir até a delegacia mais próxima e fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) para registrar o ocorrido. Assim, será possível anexá-lo ao processo e comprovar ao juiz que houve uma transferência errada.
Já nos casos de fraudes e demais golpes financeiros, o processo complica um pouco mais, e a vítima precisa entrar em contato com o banco imediatamente ao perceber que foi vítima de uma situação semelhante.
Devido à grande quantidade de crimes desse nível, hoje em dia, a maioria das empresas bancárias disponibiliza atendimento através de MED (Mecanismo Especial de Devolução), para que o dinheiro na conta do meliante seja bloqueado.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas