Agronegócio
Operação “Xaropel” apreende 25 toneladas de mel adulterado em MG
Associação criminosa usava xarope de açúcar em substituição ao mel para aumentar o volume do produto
Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de 32 toneladas de açúcar invertido, mais conhecido como xarope de açúcar, e 25 toneladas de mel com suspeita de fraude no Sul de Minas Gerais.
A polícia cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em Campestre e Poços de Caldas. Segundo as investigações, o grupo usava o xarope para produzir mel adulterado.
De acordo com o delegado da Receita Federal, Fabrício Diogo Braga, os suspeitos distribuíam o mel falsificado em estabelecimentos da região e no estado de São Paulo. A associação também fraudava a fabricação do mel, adulterando o registro do Sistema de Inspeção Federal (SIF).
“Foram coletadas amostras em várias fases da fabricação do produto, que vão ser analisadas pela Polícia Federal e auditores do Ministério da Agricultura. Foram encontradas também embalagens com rótulos falsos contendo selos de inspeção federal falsos, rótulos sem qualquer identificação de onde era feito o produto. Ficou muito evidente o descaso para com o consumidor final. É um produto que em tese deveria ser recomendado por médicos para fins terapêuticos, mas é altamente danoso para a saúde pública e a população”, afirmou o delegado.
As investigações apontam que os ganhos irregulares com a prática criminosa chegaram a R$ 28 mil por tonelada produzida. Os produtos com suspeita de fraude foram encaminhados ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS), onde passarão por análises de razão isotópica do carbono.
Mel adulterado
O açúcar líquido invertido é o produto originário da quebra da sacarose ou açúcar obtido da cana-de-açúcar, o que gera uma solução semelhante ao mel, mas sem as características nutricionais e funcionais do real produto.
É necessário que o consumidor deve procurar produtos com certificação de serviço de inspeção federal, estadual ou municipal, além de estar atento às informações no rótulo, que deve trazer o número do registro.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos6 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos15 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp