Agronegócio
Operação “Xaropel” apreende 25 toneladas de mel adulterado em MG
Associação criminosa usava xarope de açúcar em substituição ao mel para aumentar o volume do produto
Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de 32 toneladas de açúcar invertido, mais conhecido como xarope de açúcar, e 25 toneladas de mel com suspeita de fraude no Sul de Minas Gerais.
A polícia cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em Campestre e Poços de Caldas. Segundo as investigações, o grupo usava o xarope para produzir mel adulterado.
De acordo com o delegado da Receita Federal, Fabrício Diogo Braga, os suspeitos distribuíam o mel falsificado em estabelecimentos da região e no estado de São Paulo. A associação também fraudava a fabricação do mel, adulterando o registro do Sistema de Inspeção Federal (SIF).
“Foram coletadas amostras em várias fases da fabricação do produto, que vão ser analisadas pela Polícia Federal e auditores do Ministério da Agricultura. Foram encontradas também embalagens com rótulos falsos contendo selos de inspeção federal falsos, rótulos sem qualquer identificação de onde era feito o produto. Ficou muito evidente o descaso para com o consumidor final. É um produto que em tese deveria ser recomendado por médicos para fins terapêuticos, mas é altamente danoso para a saúde pública e a população”, afirmou o delegado.
As investigações apontam que os ganhos irregulares com a prática criminosa chegaram a R$ 28 mil por tonelada produzida. Os produtos com suspeita de fraude foram encaminhados ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS), onde passarão por análises de razão isotópica do carbono.
Mel adulterado
O açúcar líquido invertido é o produto originário da quebra da sacarose ou açúcar obtido da cana-de-açúcar, o que gera uma solução semelhante ao mel, mas sem as características nutricionais e funcionais do real produto.
É necessário que o consumidor deve procurar produtos com certificação de serviço de inspeção federal, estadual ou municipal, além de estar atento às informações no rótulo, que deve trazer o número do registro.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes