Conecte-se conosco

Agronegócio

Órbea: como cultivar em casa a suculenta que parece uma estrela do mar

A órbea pode trazer muita beleza e excentricidade ao seu jardim. Confira os cuidados para cultivá-la em casa!

Publicado

em

A órbea é uma planta suculenta que parece ter saído de um dos contos de H.P. Lovecvraft e seus mitos. Ela se destaca por suas flores em forma de estrela, que podem ter cores variadas, como vermelho, roxo, amarelo e branco.

A planta é originária da África do Sul, mas se adapta muito bem ao clima brasileiro. Possui fácil cultivo, que não exige muitos cuidados.

Ao contrário das demais suculentas, ela prefere locais com bastante luminosidade, mas sem sol direto. O ideal é posicioná-la em um local com sombra parcial, onde receba luz indireta, como no parapeito de janelas, por exemplo.

Como cultivar a órbea

Imagem: Esin Deniz / Shutterstock

Como mencionado, um dos cuidados principais é não mantê-la sob exposição direta da luz solar. Outro ponto importante é a rega, que também é diferente das demais suculentas.

Ela não lida muito bem com solos secos, então é preciso deixá-lo sempre úmido, mas nunca encharcado, já que isso pode apodrecer as raízes e folhas.

Já o solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica, podendo misturar areia e substrato para mudas em partes iguais. É também possível adubar a cada dois meses, com um fertilizante específico para suculentas ou orgânicos, conforme a sua preferência.

Seus rizomas — pedaços do caule que ficam embaixo da terra, como encontramos no gengibre — podem ser utilizados para fazer mudas. Para isso, basta cortar pedaços com raízes e esperar secar bem na área do corte antes de plantá-los novamente.

A peculiaridade da órbea

Ela possui uma peculiaridade muito interessante em relação às outras plantas. A cor, a textura e o cheiro da órbea imitam carniça, visando atrair varejeiras para polinizar.

No entanto, dentro de casa elas não costumam atrair as moscas e o cheiro só pode ser sentido pelos humanos quando nos aproximamos muito da planta.

Assim, a órbea é uma suculenta que pode trazer bastante beleza e exotismo para o seu jardim caseiro. Com esses cuidados simples, você pode cultivá-la em casa e apreciar suas flores estreladas e perfumadas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS