Conecte-se conosco

Agronegócio

Um encanto de plantinha: saiba como cuidar da suculenta jadeita

Muito ornamental e de fácil cultivo, ela ainda é uma planta bastante resistente e pouco exigente. Confira mais detalhes.

Publicado

em

As suculentas são plantas muito versáteis e com uma infinidade de formas, tamanhos e cores. Não à toa, por serem muito fofas e caberem em qualquer cantinho, essas verdinhas caíram no gosto popular e têm ganhado cada vez mais espaço na decoração de interiores. Inclusive, se você busca uma ótima opção para a sua casa, a suculenta jadeita (Graptoveria Jadeíta) é a plantinha certa!

A jadeita é uma espécie de suculenta que pertence à família Crassulaceae. Ela tem folhas carnudas e arredondadas, que podem ser verdes, cinzas ou azuladas, dependendo da variedade. Além disso, suas flores são pequenas e delicadas, em tons de branco ou rosa. Mas o que mais chama a atenção na jadeita é a sua capacidade de mudar de cor conforme a exposição à luz solar.

Desse modo, se você deseja cultivar uma jadeita, saiba que ela é uma planta bastante resistente e fácil de cuidar. Contudo, alguns cuidados são imprescindíveis para o bom desenvolvimento da suculenta. Confira as principais dicas!

1. Luminosidade

As suculentas, em geral, adoram sol pleno e necessitam de luminosidade direta por pelo menos 4 horas por dia. Lembrando que condições corretas de luminosidade são essências, já que interferem significativamente no bom desenvolvimento da planta. Uma suculenta que pega pouco sol pode ficar estiolada, enquanto que uma que pega sol demais, pode ter suas folhas queimadas.

Sendo assim, muita atenção! A jadeita aprecia o sol, mas também pode ser cultivada à meia sombra. Para não haver problemas, opte por deixa-la pegar o solzinho da manhã.

2. Substrato

É importante plantá-la em um solo bem drenável e fertilizado com adubo orgânico. Além disso, os vasos devem apresentar orifícios de drenagem para que a água não fique concentrada no fundo do recipiente, o que pode prejudicar as raízes da planta. Ela pode ser cultivada em vasos suspensos, jardins verticais ou canteiros no chão.

3. Regas

As regas devem ser feitas de forma moderada, apenas quando o substrato estiver seco.

4. Propagação

A jadeita pode ser multiplicada por estaquia ou por sementes.

5. Adubação e pragas

Não é exigente com relação a adubação. Todavia, caso julgue necessário, faça adubações periódicas com matéria orgânica, para manter o solo rico em nutrientes. Por fim, fique atento a possíveis pragas como pulgões e cochonilhas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS