Conecte-se conosco

Economia

Os 4 estados do Brasil com o preço do etanol mais acessível; confira!

Mesmo com preços altos, o combustível etanol poderá ser encontrado por valores mais acessíveis em alguns estados.

Publicado

em

Preço do Etanol

Mesmo com preços altos, o combustível etanol poderá ser encontrado por valores mais acessíveis em alguns estados. O biocombustível não estava na sua média de preço ideal, por isso passou a ser preferível até mesmo a gasolina, que costuma ter seu valor um pouco mais elevado.

Ou seja, não estava compensando a diferença entre esses dois combustíveis. Em apenas 4 estados do Brasil o etanol apresenta uma diferença significativa em relação à gasolina.

O combustível em todo o país sofreu grandes reajustes. Até quem optava pelo GNV viu os seus gastos aumentarem severamente, e a vantagem de utilizar combustíveis mais baratos já não compensava tanto assim. A partir do ano de 2021, os preços aumentaram de forma desenfreada e há 2 meses, em julho, a gasolina aumentou 5,18% e o diesel aumentou 14,26%.

Devido a essas altas no mercado do período pós-pandemia, os combustíveis mais econômicos (etanol e GNV) não estiveram tão distantes da gasolina e do diesel. Além dos combustíveis no país sofrerem com o aumento do dólar, pois o barril de combustível é diretamente cotado pela moeda norte-americana, também fomos surpreendidos pela guerra na Ucrânia nos primeiros meses deste ano.

4 estados do Brasil com o etanol mais barato

De todos os estados brasileiros, apenas 4 apresentam etanol com um preço significativo, mantendo o melhor custo/benefício. Isso significa que também pode ser uma preocupação nos altos gastos, já que o etanol é produzido da cana de açúcar ou do milho e possui menos calorífico. Sendo assim, é necessário que haja um limite em relação ao preço da gasolina para que seja possível considerá-lo mais vantajoso, que é de 70%.

• Mato Grosso apresenta o etanol com 60,40% relacionado à gasolina;
• São Paulo, 67%;
• Goiás apresenta 67,43% de diferença entre os dois combustíveis;
• Em Minas Gerais, que tem a maior porcentagem, a vantagem está de 69,37%.

Mesmo nos estados onde está mais em conta, é possível perceber que a vantagem não alcança os 70% necessários para considerar o etanol a melhor opção. E, realmente, não tem sido uma diferença considerável.

Os dados da pesquisa pertencem à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS