Conecte-se conosco

Finanças

Os 5 principais motivos que dificultam o acesso a um cartão de crédito

Se você acha difícil conseguir aprovação para um cartão de crédito, conhecer os motivos que podem estar te atrapalhando.

Publicado

em

Cartões de crédito para score baixo e que exigem no máximo um salário mínimo de renda

Item comum na vida de alguns consumidores, o cartão de crédito é objeto de desejo de muitos outros. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dois em cada dez brasileiros têm seus pedidos por um cartão negados pelas instituições financeiras.

A facilidade de parcelar compras, de realizar pagamentos só no fim do mês e de evitar transitar com dinheiro físico são algumas das características mais buscadas por quem ainda não tem um. O processo de liberar um cartão, aos olhos de um banco, é como emprestar dinheiro para alguém que vai pagar no futuro, o que exige confiança no cliente.

Mas por que algumas pessoas não conseguem ter um cartão de crédito aprovado? Veja abaixo os cinco principais motivos.

1 – Nome sujo

Esse é a forma popular de dizer que o consumidor está negativado, ou seja, seu nome consta em listas de órgãos de proteção ao crédito. O nome sujo é causado pela inadimplência, o ato de deixar de pagar uma dívida na data certa. Negativados encontram dificuldades para contratar qualquer modalidade de crédito, como cartão, empréstimo e financiamento.

2 – Renda

A renda reduzida ou a falta de meios para comprovar renda também podem dificultar a aprovação de um cartão de crédito. O que acontece é que o banco precisa ter certeza de que o cliente consegue pagar suas faturas, por isso ele deve ter meios de comprovar quanto ganha.

3 – Dívidas antigas

Cobrança de dívidas

Mesmo que já tenha quitado suas dívidas antigas, o passado de um consumidor que já esteve com o nome sujo pode ficar no caminho da aprovação. O que ocorre é que as instituições também consideram o histórico financeiro do cliente antes de liberar um cartão.

4 – Informações desatualizadas

Deixar de atualizar dados como endereço, telefone e nome completo prejudica o acesso a um cartão porque o banco vai checar esses dados e cruzar as informações com as de outras fontes do mercado. Se encontrar diferenças, ele pode suspeitar de fraudes.

5 – Score baixo

O score é uma pontuação que indica a probabilidade de alguém deixar de pagar uma conta, ou seja, seu risco de inadimplência. Um dos mais utilizados é o Serasa score, que vai de 0 a 1.000. Para ter um bom score e aumentar as chances de conseguir um cartão, pague as contas em dia e evite a todo custo ficar negativado.

Leia mais: Nubank e Inter: Conheça duas opções de cartões de crédito que aprovam com nome sujo

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS