Conecte-se conosco

Agronegócio

Os inimigos da despensa: A razão para manter cebolas e batatas distantes

Publicado

em

Você já ouviu falar que não é uma boa ideia guardar cebolas e batatas juntas? Essa afirmação é verdadeira e o motivo tem a ver com o etileno,  um gás  produzido por alguns vegetais que afeta o amadurecimento de outros.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura para descobrir como o etileno funciona e como você pode armazenar seus alimentos de forma mais eficiente durarem por mais tempo.

Não guarde as cebolas e as batatas no mesmo lugar!

O etileno é um hormônio vegetal gasoso sintetizado a partir de um aminoácido chamado metionina. Ele é liberado por alguns vegetais, especialmente aqueles que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento, como frutas, flores e tubérculos.

O gás atua como um sinalizador para desencadear uma série de reações químicas e fisiológicas que alteram a cor, o sabor, a textura e o aroma dos  vegetais.

Algumas das reações provocadas pelo gás etileno são:

  • degradação da clorofila, que confere a cor verde aos vegetais, e da síntese de outros pigmentos, como carotenoides e antocianinas, que conferem cores amarelas, vermelhas e roxas;
  • conversão do amido em açúcares simples, como glicose e frutose, que aumentam o sabor doce dos vegetais;
  • produção de enzimas que amolecem a parede celular dos vegetais, tornando-os mais macios e suculentos;
  • liberação de compostos voláteis que dão o aroma característico aos vegetais.

Esse gás se difunde facilmente pelo ar e pode afetar os alimentos que estão próximos. Por isso, alguns deles são classificados como produtores ou receptores de etileno.

Os produtores são aqueles que liberam grandes quantidades de etileno durante o seu amadurecimento, como maçãs, bananas, abacates, tomates e cebolas. Já  os receptores respondem ao etileno liberado pelos produtores, acelerando seu amadurecimento ou deterioração, como batatas, cenouras, alfaces e brócolis.

Portanto, se você quer conservar seus alimentos por mais tempo, é importante separar os produtores de etileno dos receptores. Assim você evita que os receptores amadureçam ou apodreçam mais rapidamente.

Além disso, você deve armazenar os vegetais em locais frescos, secos e arejados, pois o calor e a umidade também favorecem a produção de etileno.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS