Conecte-se conosco

Mundo

‘Os Simpsons’: entenda porque a Disney censurou um episódio em Hong Kong

A série de animação é conhecido por suas sacadas engraçadas, e por suas críticas afiadas, que divertem os telespectadores há mais de 30 anos.

Publicado

em

Os Simpsons é uma série animada que está no ar há décadas, divertindo os fãs com episódios que muitas vezes considerados icônicos. O seriado é muito conhecido por fazer críticas inteligentes e até mesmo por prever acontecimentos importantes da história, o que é muito interessante.

E foi devido a uma dessas críticas que recentemente um de seus episódios foi banido de Hong Kong pela Disney, empresa que detém os direitos de transmissão da série. O episódio em questão se chama “One Angry Lisa” (“Uma Lisa Irritada”, em livre tradução) e tem passagens sobre mineradoras de Bitcoin e trabalho forçado.

Acontece que essas críticas aparecem durante uma cena em que Marge está praticando bicicleta virtual e no fundo está a Muralha da China. Diante disso, a Disney removeu o episódio do território, mas ainda não se sabe se foi decisão do próprio streaming ou do governo.

Na cena, Marge passeia virtualmente pelo ponto turístico, e seu instrutor solta a seguinte frase: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones”. Tudo indica que foi a própria empresa retirou as falas para não entrar em atrito com o governo chinês.

Como dissemos, o seriado adora fazer críticas aos assuntos da atualidade, e a Bitcoin já foi muito mencionada nos episódios. A primeira vez foi em 2020, quando Bart comenta que a criptomoeda Ripple (XRP) chegaria a US$ 589 até o final do ano.

Em 2021, um episódio exibido em abril comentou que o preço da Bitcoin chegaria ao infinito, e que as ações da Fox continuariam baixas.

Essas previsões feitas pelo programa não foram concretizadas, ao contrário de muitas outras que circulam na internet. Entretanto, como desta vez elas vieram atreladas a uma crítica à China, os moradores de Hong Kong não terão acesso ao episódio.

A cena censurada está presente no segundo episódio da 34ª temporada, exibido originalmente no ano passado, mas começa a ser distribuído em outros países agora. Ele ainda não chegou ao streaming no Brasil.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS