Política
Pacote fiscal preocupa Lula
Haddad esteve com o presidente, em SP.
Ontem pela manhã o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na residência presidencial, em São Paulo, onde Lula se recupera de uma cirurgia de emergência realizada na semana passada para conter um sangramento intracraniano.
Durante o encontro, Haddad informou que um dos temas discutidos foi o pacote fiscal. “Tratamos das medidas fiscais. Apresentei a ele os relatores [do pacote fiscal], como vamos encaminhar a necessidade de votação nesta semana, e alguns projetos das reformas microeconômicas que também precisam ser votados”, explicou o ministro.
De acordo com Haddad, o presidente manifestou preocupação com a votação do pacote. “[Lula] fez um apelo para que as medidas não sejam desidratadas”, ressaltou o ministro. “Temos um conjunto de medidas que garantem a robustez do arcabouço fiscal. Estamos confiantes de que continuaremos cumprindo as metas. Ele pediu um quadro detalhado para dialogar com os líderes e assegurar que não haja desidratação nas medidas fiscais”, completou.
Pacote fiscal
Entre os pontos da reforma discutidos com o presidente, Haddad destacou a retirada da exclusão de armas e bebidas açucaradas do imposto seletivo. “Discutimos detalhes que preocupavam mais, como a questão das armas e das bebidas açucaradas, considerando o impacto na saúde pública. Abordei todas as modificações realizadas para que ele pudesse avaliar e, se necessário, orientar os líderes da base”, explicou.
O ministro também destacou que Lula está bem-disposto e acompanhando de perto as negociações sobre a tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional. “Me surpreendi com a disposição do presidente. Ele está muito tranquilo”, afirmou Haddad.
Na quinta-feira (12), o Senado aprovou o principal projeto de regulamentação da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar 68/2024. Após cerca de cinco meses de tramitação no Senado, o substitutivo do texto retorna agora à Câmara dos Deputados para uma nova votação devido às modificações feitas pelos senadores. Cabe aos deputados decidirem se mantêm ou retiram os pontos alterados, dando a palavra final sobre a regulamentação no Legislativo.
Alta hospitalar
O presidente Lula recebeu alta hospitalar do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo (15). Apesar disso, segue em recuperação em sua residência no bairro Alto de Pinheiros até pelo menos quinta-feira (19).
(Com Agência Brasil).

-
Bancos2 dias atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Finanças1 dia atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Tecnologia1 dia atrás
E-mail lotado? Aprenda a esvaziar o Gmail para não perder mensagens importantes
-
Mundo2 dias atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Tecnologia2 dias atrás
Aprenda a liberar espaço no WhatsApp sem perder informações valiosas
-
Agronegócio1 dia atrás
Esta é a melhor planta para criar uma cerca verde e sem gastar muito (e rápido!)
-
MEI2 dias atrás
MEI também pode se aposentar: descubra como garantir sua renda
-
Empresas2 dias atrás
Gigante dos testes de DNA pede falência após crise e perda de valor