Economia
Pagando com Pix no exterior? Sim, é possível! Confira os países aderentes
Você sabia que já é possível fazer transferências Pix em lugares além dos territórios brasileiros? Descubra os países onde o meio de pagamento criado pelo Banco Central já está em uso!
Você já imaginou poder fazer pagamentos instantâneos para outros países usando o famoso Pix brasileiro? Pois saiba que isso já é possível em alguns lugares do mundo.
A seguir, vamos explicar melhor sobre o assunto e mostrar quais são os países que já aceitam o Pix Internacional e como você pode aproveitar essa novidade. Entenda tudo!
O que é o Pix Internacional?
O Pix Internacional é uma modalidade de transferência que permite enviar e receber recursos em moeda estrangeira usando o Pix.
Esse é um plano de ação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que planeja, desde o início deste ano, trabalhar na implementação do Pix Internacional em países potencialmente parceiros.
O método de pagamento deve funcionar da mesma forma que o Pix em terras brasileiras, ou seja, de maneira rápida, segura e barata.
Quais são os países que já aceitam o Pix Internacional?
Até o momento, o plano do Pix Internacional ainda está sendo estudado pelas autoridades responsáveis. No entanto, turistas brasileiros já conseguem utilizar o método de pagamento em estabelecimentos de alguns países. Entre eles:
- México;
- Peru;
- Chile;
- Argentina;
- Uruguai;
- Estados Unidos;
- Portugal.
A verdade é que os comerciantes adeptos do Pix brasileiro estão encontrando maneiras de receber dessa forma para não perderem vendas.
Vale lembrar que nem todas as lojas dos países mencionados acima aceitam o Pix Internacional, já que o método ainda não é oficial.
O professor de finanças da FGV-SP, Fabio Gallo, relata em sua coluna no Estado de S. Paulo, que “Na Argentina, alguns comerciantes, para não perder vendas ao turista brasileiro, começaram a aceitar o pagamento via Pix, utilizando para isso a conta corrente em bancos brasileiros de algum parente, opção que dribla o fisco argentino”.
O crescimento do Pix
Desde que foi criado pelo Banco Central, em 2020, o Pix tem se tornado cada vez mais popular entre a população brasileira.
Ele funciona como um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferir dinheiro entre contas bancárias em segundos, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias do ano, sem custo para o usuário final. Algumas das suas principais vantagens são:
- Rapidez e praticidade: não é preciso informar dados como agência, conta para fazer uma transação. Basta usar uma chave pix, que pode ser o número de celular, o e-mail, o CPF, CNPJ ou um código aleatório gerado pelo sistema;
- Segurança e confiabilidade: o Pix usa a mesma infraestrutura do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), supervisionado pelo Banco Central e garante a liquidação das operações;
- Economia e inclusão: é gratuito para pessoas físicas MEIs que usam o sistema para fins de transferência ou compra. Além disso, pode facilitar o acesso a serviços financeiros para milhões de brasileiros que não têm conta bancária ou cartão de crédito.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer