Economia
Pague um, leve dois? como o golpe do pedido duplo engana você
Abordagens suspeitas referentes a pedidos duplicados têm sido relatadas por usuários de apps e um novo golpe está se popularizando.
Se você costuma utilizar apps de delivery com frequência, então muita atenção! Diversas pessoas estão usando as redes sociais para denunciar um novo golpe que está em curso. Conforme os depoimentos colhidos na web, supostos pedidos duplicados estão sendo entregues nas plataformas.
Resumindo, os clientes estão recebendo ligações suspeitas de indivíduos que possuem seus dados, prometendo por sua vez corrigir erros de pedido em caráter duplicado, levando assim as mercadorias extras gratuitamente até as pessoas.
Entretanto, tal entrega não é realizada por profissionais credenciados com as empresas. Na verdade, não há produto algum a ser entregue e há uma abordagem ilegal solicitando cobranças indevidas sob a desculpa de acertar algum erro de solicitação.
Na última semana, uma famosa quadrinista chamada Cora Ottoni viralizou com um depoimento no Twitter, relatando uma situação bastante complicada que se deu por conta de um pedido realizado no app Zé Delivery.
A profissional mora em São Paulo e contou que solicitou garrafas de água e refrigerantes como sempre faz, tendo recebido tudo e pago.
Entretanto, um tempo depois disso, foi contatada via celular por uma pessoa suspeita, alegando que a entrega dela tinha sofrido duplicação e que por conta disso eles dariam à moça um pedido grátis, como reparação. O indivíduo sabia inclusive diversos dados sobre ela, até mesmo o endereço de entrega oficial feita pouco antes.
Desse modo, a jovem negou já desconfiando da situação. Mas, ainda assim, em torno de duas horas após o contato, ela acabou sendo abordada pelo interfone por dois homens em uma moto, que não portavam produto algum. De maneira prudente, Cora negou a entrada dos supostos entregadores e assim evitou maiores problemas.
Em nota posterior, a empresa Zé Delivery informou que está tomando as providências necessárias para evitar situações semelhantes e a loja parceira, da qual vieram os primeiros itens, foi bloqueada, até que se apurem todos os fatos.
Como se proteger de situações como essa?
Uma das dicas mais importantes para prevenir contra o suposto pedido suplicado é sempre desconfiar de abordagens realizadas fora do aplicativo oficial de delivery. Toda a comunicação deve ser realizada nas plataformas, para se ter certeza que o entregador é realmente um parceiro cadastrado.
Outro cuidado fundamental é sempre optar por realizar o pagamento dos pedidos no sistema. Afinal, essa justificativa de “pedido extra” pode acabar provocando também o famoso “golpe da maquininha“, que é quando o valor do pagamento é mudado no aparelho, sem que o cliente perceba.
Portanto, sempre cheque as cifras e jamais aceite passar o cartão duas vezes, caso não haja alguma mensagem apontando erro na tela do eletrônico. Por fim, qualquer acontecimento suspeito deve ser relatado através do suporte dos apps para que providências necessárias sejam tomadas de modo a coibir ilegalidades de qualquer natureza.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp