Conecte-se conosco

Economia

Países investem em Portugal, entenda!

Portugal vem recebendo muitos investimentos de países vizinhos. Entenda como essa dinâmica funciona, leia mais!

Publicado

em

Toro Investimentos

De acordo com as últimas pesquisas, a Espanha tornou-se o país que mais investe em Portugal. Esses dados foram publicados no dia 29 de março de 2022 pelo Banco de Portugal através do lançamento das estatísticas referentes aos investimentos feitos por estrangeiros no país. Esse procedimento feito pelo banco , permite que se identifique a origem do dinheiro que foi investido no país.

De acordo com o Banco Central de Portugal, “entende-se por investimento direto o investimento que uma entidade residente numa determinada economia realiza com o objetivo de controlar ou influenciar a gestão de uma empresa residente noutra economia“.

Ainda em concordância com essa pesquisa, os 20 maiores países que investem fora de seu território representavam cerca de 93% do valor total de investimentos feitos de fora para dentro de Portugal no final de 2021. A partir dessa análise, a China saiu da nona posição em investimentos em Portugal indo para o quinto lugar. Além disso, os dados apontam que o investimento chinês está voltado para eletricidade, água e gás, o que deverá estar relacionado com a posição da China Three Gorges na EDP e da Fosun na REN.

Nesse emaranhado, o Brasil localiza-se junto com a Espanha investindo no setor de construção. Países como Reino Unido, Espanha e Alemanha costumam investir em setores voltados às indústrias transformadoras. Por fim, de acordo com os dados do Banco Central de Portugal, o stock de investimento direto estrangeiro chegou em 2021 a 154,9 mil milhões de euros.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS