Curiosidades
Pandemia gera mudanças na indústria alimentícia; entenda o cenário
A pandemia trouxe com ela muitas mudanças para a sociedade, e uma delas foi a forma como o consumidor realiza suas compras.
A pandemia trouxe com ela muitas mudanças para a sociedade, e uma delas foi a forma como o consumidor realiza suas compras. Na indústria de alimentos, muitas adaptações precisaram ser feitas, e por mais aceleradas que tenham sido, muitas empresas estão agora encontrando resultados.
Leia mais: Entenda porque a inflação tem afetado tanto o setor alimentício
Uma das principais mudanças que surgiram para a indústria de alimentos é que agora os consumidores estão buscando por alimentos mais saudáveis, e também mais práticos. Durante a pandemia, o delivery de alimentos deu um grande salto, e mesmo depois das medidas de proteção serem aliviadas, continua com uma demanda bem alta.
Para se adaptar ao novo padrão de consumo, os supermercados tiveram que rever suas tecnologias, apostando em sites de compras online e um melhor controle de estoque. Isso quer dizer que as marcas precisam adaptar seus produtos ao padrão das famílias.
Um exemplo disso é a marca Saboratta, que produz produtos suínos. De acordo com o diretor comercial da empresa, Bruno Dutra, hoje as famílias preferem embalagens menores, já que os grupos familiares também são menores, além de se preocuparem com a quantidade de sódio que cada embalagem contém.
Estar atento aos desejos do consumidor é um dos principais passos para conseguir um local na sua lista de compras, pois só assim é possível investir em novidades que realmente atendam às necessidades do momento. Com isso, empresas como a BRF também aproveitam as oportunidades de estarem mais próximas dos clientes para entender o que precisa mudar em seus produtos.
E mesmo com a alta da inflação e a diminuição do poder de compra dos brasileiros, algumas empresas conseguiram ganhar tanto espaço no mercado que já buscam a expansão. É o caso da empresa de laticínios Porto Alegre, que conseguiu abrir uma nova fábrica no Espírito Santo.
“Trouxemos uma fábrica para o Espírito Santo, deixando o mercado mais competitivo. Com isso, a gente consegue trazer qualidade e preço acessível para nossos clientes”, disse Marcelo Fialho, gerente comercial da empresa.
Junto a isso, os supermercados estão criando estratégias para diminuir o preço dos produtos, investindo na criação de marcas próprias. Foi o que relatou Jõao Luiz Dorigueti, que é diretor comercial da Central de Supermercados. Segundo ele, essa estratégia gera uma economia para os consumidores, e ainda garante a qualidade dos produtos diante das concorrentes.

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