Conecte-se conosco

Curiosidades

Papel alumínio na Air Fryer: Colocar ou não colocar, eis a questão 🍽️🤷‍♀️

Publicado

em

Se você tem uma air fryer em casa, o provável é que use ela com bastante frequência, já que esse eletrodoméstico é um aliado muito importante na correria do dia a dia do lar. Com ele, é possível preparar alguns alimentos enquanto faz outra coisa, além de ser mais saudável, já que não precisa de óleo para as frituras.

No entanto, por mais versátil, prático e útil que seja, você já se perguntou se é seguro usar papel-alumínio na fritadeira a ar? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas que querem aproveitar os benefícios desse eletrodoméstico, mas sem correr riscos de saúde ou danificar o aparelho.

Por isso, é importante saber se é ou não possível usar esse tipo de acessório culinário no eletrodoméstico, como ele funciona na air fryer e quais são os cuidados que você deve ter com este eletrodoméstico.

Papel-alumínio e air fryer: Combinação perigosa ou não?

Nas receitas de internet, vemos muitas pessoas colocando o papel-alumínio na air fryer, alegando que esse acessório funciona como um forro e isola os alimentos, acelerando o processo de cozimento. Esse tipo de prática é mais comum em carnes e massas prontas, mas pode ser visto com outros alimentos.

Mesmo funcionando, na prática, esse tipo de atitude pode trazer danos a longo prazo, já que não se recomenda forrar a cestinha da air fryer, independentemente da composição, seja ela de alumínio, plástico ou papéis descartáveis.

Isso porque esse tipo de forragem acaba prejudicando a circulação de ar no interior da panela, causando um superaquecimento — por isso os alimentos ficam prontos mais rápido. Em alguns modelos, isso pode danificar as peças, além de causar, também, curto-circuito.

Outro ponto negativo é que isso pode dificultar a limpeza da sua fritadeira a ar, já que os materiais podem ficar grudados no fundo dela. Então, no geral, não recomendamos usar papel-alumínio, plástico ou até mesmo papéis descartáveis em sua air fryer.

O ideal é conferir a marca e modelo do seu eletrodoméstico e verificar as recomendações do próprio fabricante, que devem estar dispostas no manual disponibilizado junto ao aparelho. Caso não tenha a versão impressa, pesquise na internet e se informe sobre o que pode ou não fazer.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS