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Para fazer o novo RG é preciso atualizar o CPF; Entenda o motivo

Novo RG já pode ser emitido em diversos estados brasileiros e estará disponível para todos no próximo ano.

Os brasileiros residentes dos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Acre, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal (DF) já podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As demais unidades federativas devem se adequar ao novo sistema obrigatoriamente até o dia 06 de março de 2023. O novo documento substitui o Registro Geral (RG), como conhecemos hoje. A implementação será feita de maneira gradativa, ao longo dos próximos anos.

No entanto, para conseguir emitir o novo documento, é necessário que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do solicitante esteja corrigido e sem irregularidades ou pendências, pois o CPF é o único número válido na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Logo, é muito importante que, antes de solicitar o novo documento, haja a atualização do CPF. Isso ocorre devido ao fato de que essa nova documentação possui como objetivo principal unificar o documento em todo o país. 

Frente a isso, saiba que é possível consultar a situação do seu CPF através da internet, pelo site da Receita Federal, ou presencialmente, em uma unidade do órgão. Para consultar pela internet, siga os seguintes passos: 

  1. Acesse o site da Receita Federal
  2. Em seguida, vá na aba de consulta da situação do CPF
  3. Preencha os campos corretamente, como CPF e data de nascimento
  4. Clique na opção “Sou humano” e confirme

Se a sua situação estiver regular, não será preciso realizar nenhuma modificação. Caso contrário, será preciso realizar alguns processos para regularizar a situação do seu CPF. A atualização do CPF pode ser feita pela internet, pelo site da Receita Federal. Sendo assim, se o seu problema tiver relação com atualização de dados, basta enviar os documentos respectivos e se livrar da pendência.

Entretanto, existem alguns outros casos que bloqueiam o documento, relacionados a Imposto de Renda, inadimplência, entre outros. Nesse caso, o cidadão deverá acessar o portal e-CAC ou acessar o portal gov.br. Caso haja necessidade de enviar documentos para a Receita, o sistema irá gerar um protocolo de atendimento. Nesse contexto, será necessário que o cidadão envie os documentos digitalizados para o endereço que corresponde ao estado onde reside. Confira a seguir:

  • DF, GO, MT, MS e TO: atendimentorfb.01@rfb.gov.br
  • AC, AM, AP, PA, RO e RR: atendimentorfb.02@rfb.gov.br
  • CE, MA e PI: atendimentorfb.03@rfb.gov.br
  • AL, PB, PE e RN: atendimentorfb.04@rfb.gov.br
  • BA e SE: atendimentorfb.05@rfb.gov.br
  • MG: atendimentorfb.06@rfb.gov.br
  • ES e RJ: atendimentorfb.07@rfb.gov.br
  • SP: atendimentorfb.08@rfb.gov.br
  • PR e SC: atendimentorfb.09@rfb.gov.br
  • RS: atendimentorfb.10@rfb.gov.br
  • Exterior: cpf.residente.exterior@rfb.gov.br

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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