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Para fazer o novo RG é preciso atualizar o CPF; Entenda o motivo
Novo RG já pode ser emitido em diversos estados brasileiros e estará disponível para todos no próximo ano.
Os brasileiros residentes dos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Acre, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal (DF) já podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As demais unidades federativas devem se adequar ao novo sistema obrigatoriamente até o dia 06 de março de 2023. O novo documento substitui o Registro Geral (RG), como conhecemos hoje. A implementação será feita de maneira gradativa, ao longo dos próximos anos.
No entanto, para conseguir emitir o novo documento, é necessário que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do solicitante esteja corrigido e sem irregularidades ou pendências, pois o CPF é o único número válido na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Logo, é muito importante que, antes de solicitar o novo documento, haja a atualização do CPF. Isso ocorre devido ao fato de que essa nova documentação possui como objetivo principal unificar o documento em todo o país.
Frente a isso, saiba que é possível consultar a situação do seu CPF através da internet, pelo site da Receita Federal, ou presencialmente, em uma unidade do órgão. Para consultar pela internet, siga os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal
- Em seguida, vá na aba de consulta da situação do CPF
- Preencha os campos corretamente, como CPF e data de nascimento
- Clique na opção “Sou humano” e confirme
Se a sua situação estiver regular, não será preciso realizar nenhuma modificação. Caso contrário, será preciso realizar alguns processos para regularizar a situação do seu CPF. A atualização do CPF pode ser feita pela internet, pelo site da Receita Federal. Sendo assim, se o seu problema tiver relação com atualização de dados, basta enviar os documentos respectivos e se livrar da pendência.
Entretanto, existem alguns outros casos que bloqueiam o documento, relacionados a Imposto de Renda, inadimplência, entre outros. Nesse caso, o cidadão deverá acessar o portal e-CAC ou acessar o portal gov.br. Caso haja necessidade de enviar documentos para a Receita, o sistema irá gerar um protocolo de atendimento. Nesse contexto, será necessário que o cidadão envie os documentos digitalizados para o endereço que corresponde ao estado onde reside. Confira a seguir:
- DF, GO, MT, MS e TO: atendimentorfb.01@rfb.gov.br
- AC, AM, AP, PA, RO e RR: atendimentorfb.02@rfb.gov.br
- CE, MA e PI: atendimentorfb.03@rfb.gov.br
- AL, PB, PE e RN: atendimentorfb.04@rfb.gov.br
- BA e SE: atendimentorfb.05@rfb.gov.br
- MG: atendimentorfb.06@rfb.gov.br
- ES e RJ: atendimentorfb.07@rfb.gov.br
- SP: atendimentorfb.08@rfb.gov.br
- PR e SC: atendimentorfb.09@rfb.gov.br
- RS: atendimentorfb.10@rfb.gov.br
- Exterior: cpf.residente.exterior@rfb.gov.br
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