Economia
Para fugir da multa de trânsito, é crime oferecer dinheiro como troca de favores? Ministério Público responde
Sei que vou levar multa alta por alguma irregularidade; para fugir disso, posso oferecer aos policiais dinheiro para me livrar do problema?
Essa é uma situação que pode acontecer a qualquer momento durante o trânsito. Há relatos diversos sobre a possibilidade de levar multa e o condutor resolver subornar os policiais ou agentes de trânsitos com dinheiro para fugir de um pagamento muito mais alto.
O dia a dia no trânsito pode ser uma rotina muito complicada, mas esse, definitivamente, é um posicionamento que divide muitas opiniões, pois há quem diga que esta não é uma atitude corrupta, assim como há quem aponte o suborno como uma ação de corrupção.
Para resolver essa situação, o Ministério Público do estado do Paraná se posicionou. Afinal, suborno é ou não é corrupção?
Subornar policiais e agentes de trânsito é corrupção?
O caso de suborno como crime vai depender da situação. Há casos em que o suborno parte da atitude do condutor, mas também acontece de a persuasão surgir do agente de trânsito.
Rodrigo Chemin Guimarães, Procurador de Justiça, afirmou que decidir subornar um policial ou um agente de trânsito se trata sim de uma ação criminosa e é um posicionamento corrupto.
“Se o condutor oferecer ou prometer pagamento em troca dessa vantagem, é crime.”
Se o suborno partir de funcionário público, por exemplo, exigindo uma vantagem por ocupar um cargo de privilégio, o procurador Guimarães apontou que se trata do crime de concussão.
“Suborno por parte de funcionário público é crime de extorsão por parte do funcionário em relação ao particular.”
Se acontecer totalmente ao contrário, quando o policial ou o agente de trânsito exige algo em troca, a situação é diferente. Mauricio Kalashe, também Procurador de Justiça, orientou que é caso de corrupção quando qualquer um desses agentes oferece uma vantagem em troca de favor.
Kalashe apontou que é importante, primeiramente, identificar quem é o agente público e finaliza:
“Procure descobrir se se trata de servidores federais, estaduais ou municipais, se possível. Todo mundo hoje tem o celular à mão, então, grave a conversa e não atenda a solicitação. Procure a instituição a que pertence esse profissional para denunciar o fato. Em todos os casos não atenda a nenhum pedido de propina.”

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca