Tecnologia
Parabólica grátis: veja como garantir a sua e ainda economizar
Grupos familiares de baixa renda já podem procurar pelo agendamento sem custo algum.
Atenção! Aqueles que desejam continuar assistindo à televisão aberta normalmente, em que a programação é transmitida via parabólica, devem realizar a substituição do equipamento antigo pelo novo kit digital.
Isso se torna necessário devido ao avanço da tecnologia de telefonia 5G em todo o país, que opera na mesma frequência da Banda C, ou seja, a frequência utilizada pelas antenas tradicionais.
Isso pode resultar em diversos problemas, como chiados, ruídos, quedas ou interrupções súbitas do sinal. No entanto, não há motivo para preocupação, uma vez que a atualização é gratuita e não exigirá nenhuma despesa por parte do cidadão.
Quem tem direito?
Portanto, apenas os participantes do CadÚnico (Cadastro Único) que já possuem uma antena parabólica de modelo tradicional em funcionamento em suas residências podem desfrutar desse benefício. Essas pessoas devem entrar em contato com o Siga Antenado para verificar se têm direito à instalação gratuita do kit com a nova antena.
No estado do Rio de Janeiro (RJ), o 5G já está disponível em todas as cidades, e o agendamento para a obtenção dos 17.463.349 kits gratuitos destinados a famílias de baixa renda já está disponível.
Entretanto, mesmo com essa notícia, ainda há inúmeros cidadãos que não buscaram esse benefício, como os municípios de Carmo, Duas Barras, Aperibé, Paraíba do Sul, Itaocara, Porciúncula, Sapucaia, São Fidélis, Vassouras, Varre-Sai e Três Rios. Lembre-se de que aqueles que não efetuarem a substituição arriscam perder o sinal.
Por fim, é importante ressaltar que o Siga Antenado é uma organização sem fins lucrativos criada pela Anatel visando facilitar a transição para o sinal digital. Eles serão responsáveis pela instalação da antena mais moderna nas residências dos beneficiários. Vejamos, portanto, como verificar se você tem direito ou não:
- Acesse o site ou ligue para o número 0800 729 2404, que também funciona no WhatsApp;
- Informe seu número de CPF ou a sequência numérica do NIS (Número de Identificação Social);
- Se você faz parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar preenchendo o formulário;
- Responda às próximas perguntas do formulário;
- Se você atender aos critérios estabelecidos, será direcionado para o chat e poderá escolher a melhor data para que um dos técnicos do Siga Antenado vá até sua residência para realizar a instalação.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%