Agronegócio
Paraná decreta situação de emergência por 90 dias para enfrentamento de estiagem
Estado vai dar prioridade ao abastecimento público de água, de forma a garantir o acesso para pessoas e animais
O Governo do Paraná decretou estado de emergência por 90 dias devido ao enfrentamento de uma das piores secas da história. O decreto visa dar prioridade ao abastecimento público de água, de forma a garantir o acesso para pessoas e animais, ao mesmo tempo que reduz a quantidade disponível para a coleta. O fluxo de uma série de atividades, incluindo a agricultura e a pecuária, pode ser restringido.
O Instituto Água e Terra (IAT), irá realizar o abastecimento público das operações emergenciais. Ainda segundo o decreto, O IAT avaliará restrições da vazão outorgada para atividade agropecuária, industrial, comercial e de lazer, objetivando normalizar a captações para o abastecimento público.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) deve adotar medidas de apoio aos produtores e pecuaristas, orientando os mesmos a cumprirem as devidas restrições a fim de melhorar a eficiência hídrica nas atividades agrícolas. Além disso, o IAT e a Polícia Militar fiscalizarão o cumprimento das medidas contidas.
Para Carla Beck, técnica do Departamento de Tecnologia e Economia do Sistema Faep/SENAR, “é necessário que os produtores rurais mantenham um relacionamento normal com o poder público estadual nas questões hídricas”. Ela também afirma que os proprietários rurais devem solicitar autorização para exercer a atividade agrícola. A partir desses dados que o IAT consegue administrar adequadamente os recursos hídricos, independentemente do porte ou da atividade, quer seja agricultura ou pecuária. O uso racional deve ser prioridade para todas as propriedades.
A técnica ainda reflete que o momento é de crise hídrica. “O que nós temos observado é que estamos passando por uma crise que jamais poderia ser prevista, já que nosso Estado historicamente é rico em recursos hídricos. Mas é uma realidade com a qual precisamos lidar com todas as ferramentas que temos. Uma das principais é, justamente, a informação para que possa ser feita a gestão adequada desse recurso natural”, afirma.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025