Finanças
Páscoa de 2022 tem aumento de 83% nos preços de produtos tradicionais
Para aqueles tradicionalistas, que adoram seguir as tradições da Páscoa, sinto em informar que esse ano o coelhinho está mais caro. Saiba mais!
Para quem gosta de cumprir as tradições de Páscoa, este ano o bolso vai pesar mais um pouco, isso porque a inflação aumentou o preço dos principais itens tradicionais consumidos na data.
Veja também: Governo Federal lança Medida Provisória que permite saque extraordinário do FGTS
Um exemplo são os chocolates, que tiveram um aumento de 10,74%. E para quem quer fugir do chocolate e preparar uma sobremesa mais caseira, ficou ainda mais caro. O açúcar refinado teve uma variação média de 43,77%. Para a ceia, o famoso bacalhau teve um aumento de 6,26% desde o ano passado.
Segundo José Vladimir Pedro, que é economista e professor da Estácio, os principais responsáveis pelo aumento de 83% são: a guerra na Ucrânia, que causou uma queda nas importações de combustíveis e adubos para a agricultura, elevando assim o valor do transporte e alimentos; além dela, a inflação, que terá sua meta prevista para 2022 ultrapassada.
“Esta elevação de preços atingiu diversos componentes na economia como produtos do agronegócio (açúcar, carnes, alimentos em geral), aço e muitos outros e produtos derivados do petróleo, que é a principal força motriz do nosso modal rodoviário”, explica o economista.
Ele explica também que, apesar da retomada da economia no país, só ela não foi suficiente para solucionar todos os problemas que viemos passando como feito cascata, sem permitir uma reabilitação total.
Sobre o valor do açúcar, que este ano está bem elevado, ele diz que se deve a utilização do produto para a produção de combustível (álcool), que está sendo muito valorizado e bem pago neste cenário; e também a alta exportação do produto para as prateleiras internacionais. A exportação foi tanta que fez os preços internacionais caírem bastante.
Com isso, os produtores estão produzindo menores quantidades de açúcar para tentar aumentar o valor no exterior, seguindo a lei da oferta e da procura.
Com os preços dos produtos tradicionais nas alturas, Vladimir orienta a pesquisa de preços entre os estabelecimentos físicos e virtuais, pois há uma grande variação de preços entre os produtos de mesma marca este ano. Outra dica é substituir itens mais caros, como ovos de páscoa, por barras de chocolates, que muitas vezes tem o mesmo peso, mas com diferença de 80% no valor.
Para a ceia, a dica é trocar o bacalhau por peixes como tainha ou merluza, além de pesquisar em diferentes estabelecimentos para pagar um valor mais baixo.

-
Tecnologia11 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia21 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura