Agronegócio
Paulistas desenvolvem sensor vestível para lavouras de cana-de-açúcar
Um grupo de pesquisa desenvolveu um sensor vestível destinado a lavouras de cana-de-açúcar. Entenda o que está acontecendo!
Você sabe o que é um sensor vestível? Não? O sensor vestível é uma espécie de dispositivo tecnológico que possibilita ser colocado no corpo com a finalidade de monitorar alguns sinais relativos ao comportamento.
Leia mais: Governo Paulista oferece bolsa para auxiliar pequenos empreendedores
Nesse sentido, essa nova tecnologia foi adaptada por pesquisadores que trabalham no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em conjunto com a Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC) e da Universidade de Harvard nos Estados Unidos.
Desse modo, essa tecnologia passa a poder ser utilizada em lavouras de cana-de-açúcar, otimizando o agronegócio, evitando pragas. Na realidade, esse novo item foi divulgado no mês de junho, e, ao que tudo indica, promete revolucionar o setor da agricultura de precisão no território Brasileiro.
No entanto, você pode estar se perguntando: para que serviria um sensor vestível em plantas? De fato, eles conseguem fazer o fornecimento em tempo real das informações a respeito do conteúdo que está na água e nas folhas, bem como a qualidade da planta em um determinado dispositivo móvel.
Dessa forma, o agricultor, em tese, conseguirá fazer a previsão de como será a colheita e tomar as devidas providências durante o desenvolvimento das plantas para evitar problemas.
Por conseguinte, vale ressaltar que o método atual do CNPEM é extremamente mais eficiente do que o atual, utilizado pelo agronegócio na cana-de-açúcar.
De acordo com Renato Sousa Lima, pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o CNPEM (2022):
“Os métodos convencionais têm limitações, pois são baseados em sistemas por imagem, satélites e drones. Eles precisam que a planta atacada por uma doença apresente sinais fenotípicos ou indícios visuais para gerar alertas no monitoramento. Em culturas como a da soja, por exemplo, a alteração de coloração pode sinalizar um estágio irreversível de doenças como a ferrugem”, disse.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?