Economia
Pecúlio do INSS: quem pode solicitar?
O pecúlio é um valor reservado para os beneficiários do INSS que poderiam se aposentar, mas mantiveram-se trabalhando e, contribuindo para a Previdência Social.
Leia mais: Feriadão de carnaval no INSS: Saiba quando as agências retornam o funcionamento
Esse benefício surgiu através da Lei 3.807/60 e extinto alguns anos depois pela Lei 8.870/94. Portanto, o pagamento só é considerado até a data limite da lei: 15/04/1994 para os aposentados por idade e tempo de contribuição. Para aqueles que se aposentaram por invalidez, mas que retornaram ao trabalho, o valor é considerado até o dia 20/11/1995 (véspera de Lei 9.129/95).
Outro ponto importante é que o pecúlio não é restrito ao próprio aposentado. Dessa forma, é permitido que um sucessor imediato ou dependente faça a solicitação. Isso se aplica, sobretudo, nos casos de morte por acidente em ambiente de trabalho – que irá seguir a mesma data limite dos aposentados por invalidez.
Para isso, o dependente tem que ter sido determinado previamente pelo próprio trabalhador no plano de previdência. Esse também pode ter qualquer grau de relação com o aposentado, ou seja, pode ser tanto um parente quanto não ter nenhum grau de parentesco. Caso não tenha nenhuma pessoa no cadastro, o pecúlio vai automaticamente para os herdeiros legais.
Como solicitar
O valor do pecúlio vai ser determinado pelo salário de contribuição, ou seja, salários, gratificações e outros proventos pagos. Isso considerando a média dos últimos salários de contribuição. Para receber esse valor é necessário fazer a solicitação online através do Meu INSS, segue os passos abaixo:
- Faça o seu login pelo GovBr e clique na opção “Novo Pedido” no menu de serviços;
- Selecione “Novo Requerimento” que irá abrir um campo de pesquisa, no qual você irá digitar “pecúlio”;
- Selecione o serviço e preencha todos os dados solicitados;
- Conclua sua solicitação e para acompanhar o andamento acesse outra vez o Meu INSS e escolha “Agendamentos/solicitações”.
De forma geral, segue a lista dos documentos que podem ser obrigatórios:
- Carteira de trabalho ou Número de Inscrição do Trabalhador;
- Previdência Social;
- Histórico dos salários;
- Para aqueles que encaminharem um procurador, este deve apresentar um formulário de procuração assinado, RG e CPF do procurador.
Depois que toda a documentação estiver pronta, o INSS vai realizar o pagamento em até 45 dias. Portanto, o período de recebimento do benefício pode variar em relação a apresentação dos documentos comprobatórios.
Esse texto te ajudou? Então, clique aqui para ler mais conteúdos como esse!
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS