Empresas
Pela 5ª vez, Embraer (EMBR3) arremata prêmio Valor Inovação Brasil
Excelência de companhia aeroespacial brasileira volta a ser reconhecida, ante 150 concorrentes
Pelo quinto ano seguido a Embraer (EMBR3) arrematou o prêmio Valor Inovação Brasil, ficando novamente no topo do ranking das 150 empresas mais inovadoras do país, em pesquisa desenvolvida pela consultoria estratégica da PwX, Strategy&, com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
Ecossistema ativo – “É uma iniciativa que contribui para manter o ecossistema de inovação brasileiro ativo”, afirmou o CEO da companhia, Francisco Gomes Neto, ao comentar que, no ano passado, pelo menos 40% da receita da Embraer foram decorrentes de projetos de inovação adotados nos últimos cinco anos. Na avaliação do executivo, empresa inovadora é aquela que “antecipa a demanda e está continuamente na fronteira do conhecimento”.
Número recorde – Das 226 empresas participantes, dez foram classificadas no ranking geral, assim como anunciadas as vencedoras de cada um dos 23 setores analisados. “É o número recorde de participantes”, comemora Gerson Charchat, sócio da Strategy&, ao lembrar a pesquisa avaliou 954 casos de inovação, dos quais 57 deles correspondem ao grupo das 100 maiores companhias em faturamento do país, cuja receita líquida totaliza R$ 3,1 trilhões, para um investimento total em inovação de R$ 51 bilhões.
Segurança de dados – Ao comentar a escolha do tema da edição deste ano, a ‘Inovação em segurança de dados’, o sócio da Strategy&, Marcelo Gil acentua que “sem segurança de dados não há confiança e, portanto, não há como realizar negócios”.
Novas soluções – “A solução para girar a economia e garantir o crescimento econômico do país”, define o diretor de engenharia e inovação da WEG – segunda colocada – Rodrigo Fumo Fernandes, para quem “é preciso buscar, sistematicamente, novas soluções para seus produtos, serviços e modelos de negócios, em que a inovação tem grande importância nos processos de gestão”.
Impacto positivo – Na definição da diretora de transformação digital da Nestlé, Carolina Sevciuc, “a inovação está relacionada a tudo o que pode gerar impacto positivo na sociedade e no planeta”, o que, segundo ela, abre espaço para o intraempreendedorismo — iniciativas inovadoras da própria empresa — e da cultura de inovação em experiências, serviços e modelos de negócio.
Baseado em cinco pilares – intenção de inovar, esforço para inovar, resultados obtidos, avaliação de mercado e geração de conhecimento – o ranking visa destacar empresas ‘verdadeiramente inovadoras’ daquelas que apenas seguem tendências tecnológicas.

-
MEI2 dias atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças16 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Economia2 dias atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas21 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia7 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças12 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas