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Pente-fino no INSS em 2023: saiba como evitar perder o seu benefício

Programa de revisão de benefícios entrará em ação mais uma vez ano que vem. Saiba como evitar o corte do seu benefício.

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Todos os anos o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realiza uma espécie de ”pente-fino”. O objetivo é investigar possíveis irregularidades nos benefícios previdenciários. Aposentados, pensionistas e segurados que forem notificados precisam correr para atualizar os dados e não perder o benefício.

Um dos maiores problemas identificados pela Previdência Social no pente-fino é a fraude quanto a informações sobre a morte do titular de uma aposentadoria e fraude na Prova de Vida. Dessa forma, para evitar que seu benefício seja suspenso, atente-se às informações. Confira!

Como é feito o pente-fino do INSS?

Se você é um beneficiário que está na mira do INSS, você será alertado. O aviso sobre possíveis irregularidades é feito por diversos meios de comunicação. Na maioria dos casos, o órgão informa que, após a revisão administrativa, “ficou constatada a necessidade de reavaliar a documentação que embasou a concessão de um beneficio”.

A partir daí, o INSS dará um prazo a contar do dia de recebimento da comunicação para que você envie os documentos solicitados ou marque uma nova perícia.

Os meios para notificação sobre o pente-fino são:

  • alerta no caixa eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício
  • portal Meu INSS
  • SMS (mensagem de texto no celular)
  • carta simples, no endereço cadastrado do segurado

Após o recebimento do alerta, seja por irregularidade ou por incapacidade, o segurado tem até 30 dias para apresentar a defesa prévia.

Principais documentos solicitados pelo INSS

Após receber o comunicado, é preciso enviar pelo site ou presencialmente as seguintes documentações:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • RG (Registro Geral)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS do titular do beneficio ou do procurador ou representante legal, se houver
  • Relatório médico que embasou a concessão do seu benefício, entre outros

Caso o benefício for pensão por morte, além dos documentos acima, também é necessário:

  • Certidão de óbito
  • Documentos de identificação da pessoa falecida
  • Documentos de identificação dos dependentes que recebem o beneficio

Atenção! Se o INSS não receber seus documentos no prazo de 30 dias, seu benefício será suspenso!

Beneficiários que passaram pelo pente-fino em 2023

Serão convocados para atualização de dados os beneficiários que receberão os seguintes benefícios:

  • Auxílio por Incapacidade Temporária
  • Auxílio-acidente
  • Aposentadoria por incapacidade permanente
  • Pensionistas inválido

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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