Conecte-se conosco

Agronegócio

Pequena grande fruta: 4 benefícios MARAVILHOSOS do damasco seco!

Conheça quatro propriedades do damasco, fruta rica em vitaminas, fibras e antioxidantes e que traz inúmeras vantagens para o corpo.

Publicado

em

O damasco é uma fruta com intensa coloração alaranjada, em virtude de sua alta concentração de carotenoides, importante antioxidante. Ademais, a fruta é rica em fibras e nutrientes como vitaminas A, B2 e C, carboidratos, fósforo, ferro, cálcio e niacina.

Logo, além de gostoso, o damasco é muito nutritivo. Apesar de seu cultivo não ser tão comum no Brasil, é relativamente fácil encontrar o damasco seco em feiras e supermercados.

E se você se interessou pela fruta e pretende conhecer alguns dos benefícios que ela proporciona ao nosso organismo, confira logo abaixo os principais!

Possui antioxidantes 

O damasco é uma excelente fonte de vitaminas e antioxidantes. Dessa forma, o consumo frequente de pequenas porções da fruta tem ação extremamente positiva, vez que essas substâncias têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres.

No mesmo sentido, eles também favorecem o aumento da imunidade e a prevenção do envelhecimento precoce.

É rico em fibras

Por ser uma fruta rica em fibras, o damasco ajuda na melhora da função intestinal, auxiliando o sistema digestivo. No geral, todas as frutas secas são excelentes para o trânsito intestinal, contribuindo, desse modo, para evitar problemas de prisões de ventre e constipações.

Auxilia na saúde do sangue 

Como apresenta ferro em sua composição, a fruta contribui para a manutenção da hemoglobina, componente presente nos glóbulos vermelhos do sangue e são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.

Ajuda na prevenção de câncer

Estudos recentes indicam que o damasco pode ajudar a combater o câncer devido seu teor de laetrila, também conhecida como vitamina B17. Além disso, os antioxidantes presentes na fruta ajudam a proteger o corpo dos radicais livres e dos danos que eles podem causar às células e ao DNA.  

Assim, temos que o damasco seco é muito gostoso e pode ser utilizado de diversas formas, seja in natura ou como ingrediente na produção de sorvetes, cremes, pavês, recheios, geleias, tortas, em saladas, pratos finos e muito mais.

Todavia, em virtude da elevada concentração de nutrientes, o damasco mostra-se, por vezes, uma fruta de maior teor calórico, devendo ser consumido moderadamente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS