Conecte-se conosco

Economia

Pequenos negócios criam 80% dos empregos do país

Segmento mantém saldo positivo pelo 10º mês seguido, aponta Sebrae  

Publicado

em

Os pequenos negócios responderam por 80% das novas vagas abertas na economia nacional em outubro, aponta levantamento divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), ao mostrar que oito, em cada dez novos postos de trabalho, foram criados por esse segmento.

Pelo estudo, do montante de empregos referente ao mês citado (159.454), os pequenos empreendimentos responderam por 125.114 das contratações, ou 78,85% do total. Nota da instituição ressalta que, “pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”.

No saldo acumulado do ano, já foram contabilizados 2,3 milhões de novos postos de trabalho, dos quais 1,661 milhão (71,6%) têm origem nas micro e pequenas empresas. Já as médias e grandes empresas respondem 513 mil contratações ou 22% do total.  Neste período, o maior destaque coube aos serviços, que abriram 850.781 novas oportunidades, sem contar as 274.679 criadas pela construção civil e 262.143  pelo comércio.

Se considerados os sete setores econômicos analisados pelo Sebrae, as micro e pequenas tiveram desempenho positivo, enquanto as médias e grandes apresentaram saldo negativo (construção civil e extrativa mineral).

No comparativo por porte empresarial, os pequenos negócios responderam por 60,2 mil novos postos de trabalho, ao passo que as médias e grandes avançaram com 29,1 mil novas vagas. No caso do comércio, a diferença é bem mais elástica, com os pequenos contribuindo com mais 39,1 mil contratações, enquanto médios e grandes oferecendo 8,3 mil.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS