Conecte-se conosco

Economia

Pequenos negócios foram responsáveis por 96% das vagas de emprego em novembro

Levantamento do Sebrae.

Publicado

em

Os pequenos negócios confirmaram seu papel central na geração de empregos formais no Brasil. Em novembro de 2024, 96% das vagas criadas no mercado de trabalho foram resultado da atuação de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI). O levantamento foi realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ao todo, 102,6 mil vagas de emprego formais foram criadas por pequenos negócios no mês, enquanto o total de vagas geradas na economia foi de 106,6 mil.

No acumulado entre janeiro e novembro de 2024, as micro e pequenas empresas responderam por 65% dos 2,2 milhões de postos de trabalho formais gerados no país, o que equivale a cerca de 1,4 milhão de empregos. Este desempenho já supera o total registrado pelas MPE ao longo de todo o ano anterior.

Pequenos negócios

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números reforçam a relevância dos pequenos negócios para a economia brasileira. “Durante todo o ano de 2024, os pequenos negócios foram os grandes campeões na geração de emprego e renda no país. Esses resultados foram alcançados devido às políticas econômicas do governo Lula que protegem a economia dos pequenos negócios”, destacou Lima.

Ele também apontou para a redução da taxa de desemprego, que encerrou o ano em 6,1%, a menor dos últimos 12 anos. “Economia é comportamento. E hoje, o bom momento da economia estimula o consumo, beneficiando diretamente os pequenos negócios”, completou.

Números que destacam o setor

  • 102,6 mil empregos formais criados por pequenos negócios em novembro, representando 96% do total.
  • De janeiro a novembro, as MPE foram responsáveis por 1,4 milhão de postos de trabalho, o equivalente a 65% do total gerado na economia brasileira.

Os dados consolidam a posição dos pequenos negócios como motores da geração de empregos no Brasil, mesmo diante de desafios econômicos e sociais, reafirmando seu papel como um dos principais pilares da recuperação e estabilidade do mercado de trabalho.

(Com Agência Sebrae).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS