Saúde
Perigo iminente: Por que a sua família está em risco ao usar potes de sorvete para guardar comida!
Quase todo mundo usa potes de sorvete para armazenar alimentos, mas a OMS alerta para os perigos dessa prática aparentemente inofensiva.
Quem nunca se decepcionou ao abrir a geladeira, dar de cara com um belo pote de sorvete e depois constatar que era apenas feijão que atire a primeira pedra!
Esses recipientes são muito utilizados nos lares brasileiros para armazenar os mais diversos alimentos e já foram a causa do lamento de muita gente que se deparou com a situação descrita acima.
Apesar desses itens ajudarem na organização da comida, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), tal prática pode ser perigosa para a saúde. Vamos descobrir os motivos, a seguir.
Por que não devemos usar potes de sorvete para essa finalidade?
Criatividade não falta na hora de dar uso para esses produtos, mas os médicos alertam para a alta possibilidade de proliferação de germes, bactérias e demais microrganismos nocivos para a saúde humana.
E não adianta lavar os itens regularmente, seja com o que for. Eles jamais estarão 100% livres de infestações e sempre haverá algum risco.
Uma solução para contornar a situação seria trocar os potes de sorvete por itens mais adequados. Hoje em dia, existem recipientes projetados especificamente para preservar comida, sendo os substitutos mais adequados para a função. A principal dica dos médicos é optar sempre por bens atóxicos, compostos por material esterilizado e lavável.
Lembrando também que a mesma regra também se aplica para as garrafas PET, constantemente usadas para suportar água, suco, refrigerante, chá e demais líquidos.
O perigo de contaminação é basicamente o mesmo, e um quadro de intoxicação alimentar é algo muito sério. Dependendo da substância que infectar o organismo, o paciente pode até mesmo vir a óbito.
Uma das bactérias mais perigosas que pode se instalar na sua geladeira é a conhecida (e letal) salmonella. De acordo com o Ministério da Saúde, as suas vias de infecção se dão através de alimentos e fezes de animais.
Ela também é a principal causadora da febre tifoide e da salmonelose não tifoide. Para se prevenir, deve-se higienizar muito bem as mãos antes de manipular a comida e manter os perecíveis sempre bem conservados. Por isso, é tão importante se atentar aos recipientes.

-
Cotidiano1 dia atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia1 dia atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Empresas10 horas atrás
Homem pede demissão, compra empresa falida e fica milionário
-
Tecnologia1 dia atrás
Direção tranquila: saiba como usar o Google Maps para evitar multas e congestionamentos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Nine-day fortnight: você conhece a nova tendência para o futuro do trabalho?
-
Economia23 horas atrás
Governo intensifica revisão do Bolsa Família em 2025; saiba quem está no foco
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja onde e como o reconhecimento facial é usado no Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Como criar um ambiente de home office inspirador e equilibrado usando Feng Shui