Conecte-se conosco

Saúde

Perigo nos ouvidos: entenda por que os cotonetes são perigosos e como cuidar da audição corretamente

Cotonetes não devem ser usados para limpar ouvidos, alertam especialistas. Conheça as melhores práticas de limpeza auditiva.

Publicado

em

Os cotonetes com algodão nas pontas são comumente usados para higienizar o interior dos ouvidos, porém, essa prática não é recomendada por especialistas da área de saúde. O emprego dessas hastes flexíveis pode resultar no acúmulo de cerume no canal auditivo, o que pode levar a problemas de audição e até mesmo infecções.

O cerume tem uma função protetora no ouvido e não deve ser removido com frequência, a menos que haja uma grande produção do material. Quando isso ocorre, é recomendado que se tome um banho quente e utilize fármacos para amolecer a cera antes de remover com segurança.

O especialista em otorrinolaringologia Silvio Jurado Hernández, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), aconselha que não sejam usados objetos pequenos como cotonetes ou grampos de cabelo para limpar as orelhas, pois podem danificar as orelhas e, em casos graves, causar perfurações. Em vez disso, a limpeza deve ser realizada por um profissional ou especialista em saúde auditiva.

Por fim, é importante lembrar que a limpeza do ouvido deve ser feita com cuidado e apenas quando necessário. Nunca tente esguichar água nos ouvidos, especialmente se houver histórico de problemas auditivos, pois isso pode levar a infecções e perda auditiva. Sempre busque a avaliação de um médico para garantir o procedimento adequado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS