Política
Peru passa por crise política e decreta estado de emergência
O país decretou na última quarta-feira,14, estado de emergência para todo o país, graças à crise política que acabou se instaurando.
O Peru passou por uma onda de protestos na última semana, a maioria deles violentos. Diante disso, o governo do país decretou estado de emergência no dia 14 de dezembro.
O movimento começou no dia 7 de setembro com alegações de uma suposta tentativa de golpe pelo presidente Pedro Castillo. A crise teve início quando o mandatário anunciou um “governo de exceção” e decretou o fechamento do Congresso Nacional.
Crise política no Peru assusta
A Polícia Nacional acabou detendo o presidente, o que causou reações do Ministério Público e das Forças Armadas. Quem assumiu a o comando do Peru foi a vice-presidente, Dina Boluarte. Diante da tentativa de golpe de Castillo, o Legislativo precisou agir para proteger a Constituição.
Apesar da prisão do ex-presidente, os protestos não cessaram. Na verdade, eles só pioraram.
A continuidade dos protestos, que já causaram seis mortes de civis até o momento, tem como objetivo a renúncia de Dina Boluarte e o início imediato de novas eleições. Enquanto isso não ocorre, as pessoas seguem nas ruas exigindo o fechamento do Congresso.
Na última segunda-feira, 12, Boluarte apresentou uma proposta para antecipação das eleições, de forma que o pleito poderia ser realizado no final de 2023. Contudo, parte da população não parece estar de acordo e segue pedindo que as votação seja imediata.
Castillo continua incentivando os seus seguidores a não aceitar qualquer processo eleitoral. Em uma carta supostamente escrita por ele que circula nas redes sociais, o político afirma que eles não devem cair nesse “jogo sujo”.
Apesar do agravamento da situação, não é novidade que o Peru esteja passando por um momento conturbado em sua política nacional. Nos últimos cinco anos, cinco presidentes diferentes estiveram à frente do país.
Embora o estado de emergência tenha sido decretado há poucos dias, uma medida semelhante já havia sido imposta, mas era reservada apenas às áreas de maior conflito. Segundo o ministro da Defesa, Alberto Otárola, a decisão é mais correta diante da violência dos protestos que vêm ocorrendo. Serão 30 dias de estado de emergência, mas o prazo pode ser estendido até que essa crise passe.

-
Bancos21 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF17 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia13 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas9 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver